Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Mo Farah não vai a Lisboa correr e a culpa é de Trump, Coates e Gelson renovaram e a final do CAN vai ser Camarões vs. Egipto

Mo Farah, bicampeão olímpico dos 5000 e 10.000 metros, decidiu não participar na meia-maratona de Lisboa, agendada para 19 de março, por receio de não poder regressar aos Estados Unidos, onde vive

Expresso

DAMIEN MEYER/Getty

Partilhar

Bom dia,

estes são os principais destaques da imprensa desportiva esta sexta-feira:

Rio Ave bate Sporting de Braga e regressa às vitórias na I Liga

O Rio Ave regressou às vitórias na I Liga portuguesa de futebol, ao bater em casa o Sporting de Braga, por 1-0, impedindo os minhotos de retomarem a terceira posição no encerramento da 19.ª jornada.

Rafa Soares, aos 68 minutos, marcou o único golo do encontro de Vila do Conde, na transformação de um livre sobre a direita, lance após o qual o Braga ficou reduzido a 10 unidades, devido à expulsão de Vukcevic, por agressão.

Com a sua segunda derrota seguida no campeonato e após a perda da Taça da Liga pra o Moreirense, o Braga caiu para o quarto lugar, com 36 pontos, menos dois do que o Sporting, terceiro, enquanto o Rio Ave, depois de quatro jogos sem vencer, ganhou pontos aos adversários mais diretos e segue em nono, com 27 pontos, tantos quanto o Desportivo de Chaves, oitavo.

Moreirense e Feirense empatam e mantêm posições na I Liga

O Moreirense e o Feirense empataram 1-1, em jogo da 19.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado em Moreira de Cónegos.

Quatro dias após a conquista da Taça da Liga, o Moreirense colocou-se me vantagem no seu terreno com um golo de Roberto, de pontapé de 'bicicleta', aos 37 minutos, mas o Feirense igualou na segunda parte, aos 58, por Fabinho, que tinha desperdiçado uma grande penalidade a fechar o primeiro tempo (44).

Com este resultado, a equipa minhota mantém o 14.º lugar, com 18 pontos, enquanto o Feirense, que terminou o jogo reduzido a 10 unidades, por expulsão de Ricardo Dias (85), segue em 13.º, com 19. (Corrige terceiro parágrafo: o Moreirense tem 18 pontos - não 17 - e o Feirense é 13.º classificado, com 19 pontos - não 15.º, com 18)

Sporting empresta Spalvis ao Rosenborg

O avançado lituano Lukas Spalvis, do Sporting, foi emprestado aos noruegueses do Rosemborg até dezembro de 2017, anunciou o clube.

"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa que chegou a acordo com o Rosenborg BK para a cedência do jogador Lukas Spalvis até dezembro de 2017. A Sporting SAD deseja a Lukas Spalvis as maiores felicidades pessoais e profissionais", refere o clube em comunicado.

Spalvis, de 22 anos, foi contratado no início da temporada pelo Sporting, depois de ter terminado o contrato com os dinamarqueses do Aalborg, tendo estado a recuperar de uma intervenção cirúrgica a uma rotura de ligamentos no joelho esquerdo sofrida em julho de 2016.

Sporting renova com Gelson Martins e garante permanência de Coates

O Sporting anunciou que chegou a acordo com os futebolistas Gelson Martins para a renovação de contrato e Sebastian Coates para a permanência no clube, com ambos os jogadores a assinarem contratos até 2022.

Gelson Martins, de 21 anos, tem sido um dos jogadores em maior destaque esta época no Sporting, tendo alinhado em 31 jogos nas diversas competições, apontando cinco golos.

"A Sporting Clube de Portugal - Futebol, SAD informa que chegou a acordo com Gelson Martins para a extensão do contrato até 2022, ficando o atleta com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros", refere o clube em comunicado.

CAN2017: Camarões na final pela sétima vez

Os Camarões venceram o Gana, por 2-0, e apuraram-se para a final da Taça das Nações Africanas de futebol (CAN2017), a sétima da sua história, tendo marcado duelo com o Egito.

Em Franceville, no Gabão, Michael Ngadeu-Ngadjui, aos 72 minutos, e Bassogo, aos 90+3, fizeram os golos do triunfo dos Camarões, que já venceram a prova por quatro vezes, a última em 2002.

A final entre Camarões e Egito está agendada para domingo, às 19:00 (horas de Lisboa), em Libreville, capital do Gabão. Na quarta-feira, na primeira meia-final, o Egito bateu o Burkina Faso, do português Paulo Duarte, por 4-3 no desempate por penaltis, após o empate 1-1 registado no final do prolongamento.

Mo Farah ausente da meia-maratona de Lisboa devido à política de imigração de Trump

O atleta britânico de origem somali Mo Farah, bicampeão olímpico dos 5.000 e 10.000 metros, decidiu não participar na meia-maratona de Lisboa, agendada para 19 de março, por receio de não poder regressar aos Estados Unidos, onde vive.

“O Mo Farah, que está a fazer um estágio em altitude na Etiópia, ia ser a cabeça de cartaz da prova. Infelizmente, quando estávamos a negociar, teve conhecimento de que poderia não ser autorizado a regressar aos Estados Unidos devido à nova legislação”, explicou o presidente do Maratona Clube de Portugal, organizador da prova.

Segundo Carlos Móia, “apesar de agora os problemas poderem estar a ser ultrapassados, numa primeira fase, o atleta ficou transtornado, não se sentia bem psicologicamente e acabou por desistir”.

Taça Davis: Sousa frente a Oliel no arranque da ronda entre Portugal e Israel

João Sousa, número um nacional, vai iniciar, frente a Yshai Oliel, a primeira eliminatória do grupo I da Zona Europa/África da Taça Davis em ténis, entre Portugal e Israel.

O sorteio, realizado na Câmara Municipal de Lisboa, ditou que o número um nacional irá defrontar, na sexta-feira, a partir das 13:00, no Clube Internacional de Foot-Ball (CIF), em Lisboa, o recente finalista do Open da Austrália em juniores, que foi a surpresa de última hora na equipa israelita.

De seguida, Gastão Elias, segundo jogador nacional, enfrenta Dudi Sela, o principal tenista dos visitantes, no segundo encontro de singulares da primeira jornada do embate entre Portugal e Israel.

Sporting tenta renovar com Bryan Ruiz

Depois de Coates e Gelson, o Sporting está a tentar barricar Bryan Ruiz em alvalade, conta o “Record”. O costa-riquenho, 31 anos, tem acordo válido com os leões até 2018.

Manchetes do dia

A Bola: “Coates já não foge”. Uruguaio renovou e resistiu a proposta do Benfica.

Record: “Bruno agarra Coates”. Uruguaio fica 2022.

O Jogo: “Gostamos de depender só de nós”. Nuno Espírito Santo lembra que o FC Porto chega ao clássico a um ponto da liderança.