Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Luisão aproxima-se do jogo 500 pelo Benfica, o Leicester está a passar uma má fase e Ederson caminha para a seleção brasileira

Luisão prepara-se para ser o quarto futebolista, em 113 anos da história do Benfica, a ultrapassar a barreira do meio milhar de jogos

Expresso

MANUEL DE ALMEIDA

Partilhar

Bom dia,

estes são os principais destaques da imprensa desportiva esta segunda-feira:

500 jogos com Luisão: Uma caminhada de 14 anos coloca central na história do Benfica

Uma caminhada de quase 14 anos confere a Luisão o estatuto de símbolo na equipa de futebol do Benfica, quando está prestes a completar 500 jogos pelas 'águias', apenas atrás de nomes como Nené, Veloso e Coluna.

Anderson Luís da Silva, mais conhecido como Luisão e muitas vezes designado de ‘capitão’, ‘líder’ ou ‘girafa’ – em alusão aos seus 1,92 metros -, prepara-se para ser o quarto futebolista, em 113 anos da história do clube, a ultrapassar a barreira do meio milhar de jogos.

Um feito só alcançado por Nené, o goleador que ‘nunca sujava os calções’ (575 jogos, em 18 épocas), o lateral Veloso (538, em 15) e o ‘capitão’ e bicampeão europeu Mário Coluna (525, em 16).

Sporting de Braga empata no Bessa e fica mais longe do Sporting

O Sporting de Braga empatou a um golo na deslocação ao reduto do Boavista e ficou mais longe do terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ocupado pelo Sporting, em encontro da 21.ª jornada.

A formação comandada por Jorge Simão adiantou-se no marcador logo aos nove minutos, por intermédio do sérvio Nikola Stojiljkovic, mas, aos 39, Fábio Espinho restabeleceu a igualdade, na transformação de uma grande penalidade.

Sporting vence em Moreira de Cónegos e segura terceiro lugar da I Liga

O Sporting segurou o terceiro lugar da I Liga portuguesa de futebol, ao vencer por 3-2 no reduto do Moreirense, num encontro da 21.ª jornada em que esteve duas vezes a perder.

Alan Ruiz, aos 40 minutos, Bas Dost, aos 68, e Adrien Silva, aos 73, apontaram os tentos dos ‘leões’, enquanto Bruno César, aos 17, na própria baliza, e Cauê, aos 43, de penálti, marcaram para a formação da casa.

Com este triunfo, apenas o quarto em 11 jogos fora, o Sporting passou a contar mais 41 pontos, contra 51 do líder Benfica e 50 do ‘vice’ FC Porto, enquanto o Moreirense manteve-se no 16.º posto, com 18.

Nacional e Belenenses empatam a um golo na Madeira

O Nacional e o Belenenses empataram a um golo, em encontro da 21.ª jornada da I Liga portuguesa de futebol, disputado no Estádio da Madeira, no Funchal.

Os locais adiantaram-se aos 26 minutos, pelo venezuelano Fernando Aristeguieta, mas, na segunda metade, aos 76, os lisboetas restabeleceram a igualdade, por intermédio do espanhol Juanto Ortuño.

Jorge Fonseca conquistou bronze no Grand Slam de Paris de judo

O judoca Jorge Fonseca (-100kg) conquistou a medalha de bronze no Grand Slam de Paris, selando a melhor prestação dos nove atletas portugueses que participaram na prova, desde sábado.

O atleta do Sporting venceu na repescagem o estoniano Grigori Minaskin, acedendo, assim, ao terceiro lugar do pódio, depois de falhar a final, ao ser derrotado pelo japonês Kentaro Iida nas meias-finais.

Unicef recorda crianças e adolescentes vítimas da tragédia no estádio em Angola

O Fundo das Nações Unidas para Infância (Unicef) lamentou no domingo o incidente que na sexta-feira provocou pelo menos 17 mortos num estádio de futebol na província angolana do Uíge, "entre as quais algumas crianças e adolescentes".

Em comunicado enviado à agência Lusa, em Luanda, aquela organização das Nações Unidas refere que "foi com elevada dor e consternação" que tomou conhecimento do incidente no estádio municipal 04 de Janeiro, na cidade do Uíge, no jogo inaugural do ‘Girabola', que provocou ainda pelo menos 59 feridos.

No mesmo documento, a Unicef "aproveita para reiterar mais uma vez a necessidade de se dar a devida atenção às crianças e garantir que elas beneficiem sempre de um ambiente protetor e seguro".

Benfica joga invencibilidade nos 'oitavos' face ao ataque record do Dortmund

O Benfica começa a pôr em jogo a sua invencibilidade nos oitavos de final da Liga dos Campões em futebol terça-feira, no Estádio da Luz, perante um Borussia Dortmund recordista de golos na história da fase de grupos.

Apesar de três apuramentos em três presenças nos ‘oitavos’, um face ao então campeão em título Liverpool e dois frente ao Zenit, os ‘encarnados’ não são favoritos, face ao conjunto ‘número 2’ do futebol germânico, que ultrapassou duas de três eliminatórias, caindo apenas perante a Juventus (2014/15).

Ranieri admite mau momento do Leicester

O treinador do Leicester admitiu que a equipa, campeã em título e que, no domingo, somou a quinta derrota consecutiva na liga inglesa de futebol, está a atravessar um mau momento, para o qual é necessário encontrar soluções.

"Temos dois problemas: sofremos golos e não conseguimos marcar. Temos de falar, todos juntos, e encontrar soluções, não é possível continuar assim", afirmou Claudio Ranieri, após a quinta derrota consecutiva e 14.ª da época.

O Leicester, que no passado conseguiu um inédito título de campeão inglês, perdeu hoje no terreno do Swansea por 2-0, 'afundando-se' ainda mais na tabela, na qual segue no 17.º posto, apenas um ponto acima da zona de despromoção.

"Hoje, queria ter começado uma 'nova época', mas tal não aconteceu, foi inacreditável" disse Ranieri, admitindo que a equipa entrou bem no jogo, mas foi incapaz de recuperar da diferença de dois golos.

Numa altura em que se começa a especular sobre uma eventual saída do comando técnico do clube, Ranieiri, que continua a ter o apoio dos proprietários tailandeses do clube, considerou que a equipa precisa de sorte.

Ederson a caminho da seleção “canarinha”

Ederson deverá ser chamado em breve novamente à seleção brasileira, conta o “Jogo”. Cláudio Taffarel, campeão no Mundial"1994 e atual treinador de guarda-redes da canarinha, vai estar em Lisboa na terça-feira para observar o jogador.

Manchetes do dia

A Bola: “Ederson é brilhante”. Taffarel conta com o guarda-redes do Benfica para a seleção.

Record: “Leão com alma”. Reviravolta no regresso às vitórias.

O Jogo: “Guião corrigido a tempo”. Leões voltaram a entrar mal, estiveram em desvantagem, mas deram a volta.