Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

O sorteio da Liga é hoje. Novas regras definem que três grandes não se encontram nas primeiras jornadas

Equipas que estejam sediadas na mesma cidade ou arredores - Benfica e Sporting, Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães - não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada

Expresso

Mário Figueiredo (ainda) é o presidente da Liga

José Coelho/Lusa

Partilhar

O sorteio do calendário para a edição de 2017/2018 da Liga NOS está marcado para esta sexta-feira em Matosinhos, pelas 18H30. Isto seria rotina, não fossem as (muitas) mudanças preparadas pela Liga.

Ao contrário de anos anteriores, há muitas novas condicionantes ao sorteio que a Liga preparou, de forma a não prejudicar o rendimento das equipas. Estas condicionantes são reveladas na edição do dia do “Record”.

(1) Os três grandes não se vão poder defrontar nas duas primeiras jornadas - caso alguma das “bolinhas” do sorteio o assim determine, esta vai ser anulada e volta-se a repetir o sorteio. Mais: (2) na próxima época, jogos entre os três grande não vão poder acontecer em jornadas consecutivas, (3) nem, da mesma forma, nenhuma equipa poderá ter dois jogos consecutivos contra Benfica, Porto ou Sporting.

(4) Como os leões vão disputar o playoff da Liga dos Campeões, estes não poderão defrontar nas duas primeiras jornadas nenhuma das equipas que vão jogar a Supertaça - Benfica e Vitória de Guimarães. (5) Já na terceira ronda da Liga há outra condicionante a envolver o Sporting: o clube não poderá jogar com qualquer das equipas que dispute o playoff da Liga Europa - Sp. Braga e Marítimo.

(6) Equipas que estejam sediadas na mesma cidade ou arredores - Benfica e Sporting, Porto e Boavista, Braga e Vitória de Guimarães - não poderão jogar simultaneamente em casa ou fora na mesma jornada. Ou seja, se o Benfica joga em casa, o Sporting joga fora ou vice-versa.

(7) Há ainda instruções para evitar, “na medida do possível”, que qualquer equipa da Liga Nos jogue duas vezes seguidas em casa ou fora.