Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Videoárbitro chega a Espanha na próxima época, Benfica e Sporting vão a jogo e o adeus de Pedro Caixinha dos Rangers

Pedro Caixinha foi demitido pelo Rangers e tornou-se no treinador que menos tempo durou na história do clube

Expresso

FABRICE COFFRINI

Partilhar

Bom dia,

estes são os principais destaques da imprensa desportiva esta sexta-feira:

Sporting tenta 'assalto' à liderança, Benfica procura aproximar-se

O Sporting procura isolar-se na liderança da I Liga de futebol, na difícil deslocação ao estádio do Rio Ave, enquanto o tetracampeão Benfica, proibido de falhar, recebe o Feirense, na abertura da 10.ª jornada.

A dois pontos do comandante FC Porto, que apenas entra em ação no sábado, no dérbi portuense com o Boavista, a equipa ‘leonina’ precisa de se impor no reduto do atual sexto posicionado para se isolar, nem que seja por um dia, no topo da classificação.

O Sporting tentará fazer melhor do que na época passada, durante a qual perdeu por 3-1 na visita a Vila do Conde, ainda que o Rio Ave pareça não estar a atravessar um bom momento, tendo vencido apenas um dos últimos seis jogos na prova.

Com menos cinco pontos do que o FC Porto e três de atraso em relação ao rival lisboeta, o Benfica recebe o Feirense, nono colocado, que sofreu quatro derrotas nos últimos cinco encontros, tendo-se imposto, precisamente, ao Rio Ave, na derradeira ronda.

Os ‘encarnados’ também estão a viver um atribulado início de época, na qual procuram conquistar um inédito pentacampeonato, mas têm a seu favor o facto de o Feirense nunca ter vencido nos 11 confrontos anteriores, tendo como melhor resultado um empate alcançado há 27 anos.

Jesus sobre Alan Ruiz: “Quando tiver um jogador com uma cláusula a dizer que tem de jogar, digo: ‘então olha, xau, procura outro clube’”

Na antevisão ao encontro com o Rio Ave, Jorge Jesus falou disso e de muito mais. Como das declarações do pai do jogador argentino, que avisou que o filho sairá do Sporting se não jogar. Mas também houve respostas sobre o Milan, Fernando Gomes, Podence e o VAR

Mais AQUI.

Rui Vitória diz que vídeoárbitro falhou várias vezes desde que está

O treinador de futebol do Benfica, Rui Vitória, disse na quinta-feira que o vídeoárbitro (VAR) tem tido sucessivas falhas desde que está a ser utilizado, realçando, de forma não oficial, jogos em que o Benfica esteve envolvido.

Rui Vitória, que falava em conferência de imprensa de antevisão ao encontro com o Feirense, da 10.ª jornada da I Liga, disse também que o Benfica não tinha recebido nenhuma notificação oficial que confirmasse a falha nas comunicações durante o encontro com o Desportivo das Aves e adiantou que este não é caso único.

"Há jogos em que ouvi que falhou, nomeadamente na final da Taça de Portugal, o primeiro jogo (desta temporada) e o último da época passada, o nosso jogo com o Marítimo, na Madeira, o jogo com o Sporting de Braga aqui. Isso eu ouvi informalmente. Se formalmente alguma coisa falhou isso já não sei dizer. As pessoas responsáveis é que têm de informar sobre isso", revelou.

Para Rui Vitória, o problema não está em torno do VAR, mas unicamente na questão cultural em Portugal, porque as polémicas em torno de determinados lances continuam.

"Passaram 10 jornadas e não resolvemos os problemas. As discussões surgem, os programas televisivos existem, os temas continuam a ser discutidos e o VAR, que era para vir para a verdade desportiva, afinal? Isto é uma questão cultural. O problema não está no VAR, está nas interpretações, na nossa cultura e na nossa educação desportiva. Há algo muito mais profundo que estar a discutir a questão do VAR", rematou.

O treinador dos tetracampeões nacionais lembrou ainda que foi o primeiro a salientar que o VAR não iria resolver, de imediato, a questão da verdade desportiva, porque este sistema está ainda em fase experimental e tem que haver um período de adaptação para todos os envolvidos.

"Numa das primeiras conferências de imprensa desta época, disse que era uma fase de adaptação, que não resolveria os problemas todos e que todos nós tínhamos que nos adaptarmos à fase de mudança. Quando digo isto, digo para jogadores, treinadores, jornalistas, adeptos e árbitros", rematou.

O Benfica, terceiro classificado com 20 pontos, recebe pelas 19:00 de sexta-feira, o Feirense, nono com 11, em jogo da 10.ª jornada da Liga, que será arbitrado por Luís Godinho, da Associação de Évora.

Goodbye, Mr. Littlebox. Pedro Caixinha despedido do Rangers

O português foi demitido pelo Rangers e tornou-se no treinador que menos tempo durou na história do clube. Os últimos tempos de Pedro Caixinha foram conturbados: disse que os jogadores o envergonharam e criticou o futebol escocês, garantindo que nunca se ia adaptar ao estilo de jogo do país

Mais AQUI.

António Salvador: “Muita da culpa do que se passa é da comunicação social e naturalmente dos três grandes”

O presidente do Sporting de Braga, António Salvador, atribuiu esta quinta-feira "muita da culpa" do que se passa no futebol português à comunicação social e aos três grandes, Benfica, FC Porto e Sporting.

Mais AQUI.

Nuno Manta Santos: “Há 11 jogadores de cada lado e acreditamos nas nossas capacidades”

O treinador do Feirense, Nuno Manta Santos, admitiu esta quinta-feira que a sua equipa vai fazer tudo para "roubar" pontos ao Benfica no jogo da 10.ª jornada da I Liga portuguesa

Mais AQUI.

Liga espanhola vai adotar videoárbitro a partir da época 2018/19

A Liga espanhola de futebol deve passar a usar a assistência do videoárbitro (VAR) a partir da época 2018/19, anunciou esta quinta-feira o presidente da federação espanhola, seguindo assim os exemplos de Portugal, Alemanha e Itália

Mais AQUI.

Manchetes do dia

A Bola: “Quero ganhar tudo.” Grande entrevista a Bernardo Silva

Record: “Juntos pelo VAR”. Jesus e Vitória saem em defesa do vídeo-árbitro

O Jogo: “Brahimi está muito mais jogador agora”. Madjer, atual selecionador da Argélia