Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

Mercado de transferências. O que entrou e o que saiu e outras mexidas no FC Porto

Yordan Osório, Paulinho, Warris e Gonçalo Paciência - as quatro contratações do FC Porto no mercado de transferências de inverno

Expresso

OZAN KOSE/Getty

Partilhar

O mês de janeiro é sempre um período em que muitos clubes nacionais aproveitam para armazenar “munições” para a segunda metade do campeonato. E o FC Porto não fugiu à regra este ano, mesmo tendo em conta as restrições financeiras que o clube enfrenta.

Para a equipa manter o fôlego da primeira metade da época, aguentar-se no primeiro lugar do campeonato até maio e tentar estender ao máximo a prestação da equipa na Champions, Sérgio Conceição pediu a Pinto da Costa alguns reforços - os reforços possíveis, dado que no verão passado o clube não teve direito a nenhuns.

Com a lesão de Danilo, o treinador português ganhou uma dor de cabeça que deverá durar até março; com a saída de Tiquinho Soares para a China quase confirmada, um espaço no trio de ataque.

Mas os reforços chegaram.

Majeed Waris

De França, país onde treinou na época passada, Sérgio Conceição trouxe Majeed Waris, médio ganês do Lorient, a título de empréstimo. Em mais de 70 jogos pelo emblema gaulês, Waris marcou 24 golos.

O avançado de 26 anos é internacional pela seleção do Gana. Participou no Mundial 2014, no Brasil.

Gonçalo Paciência

Com a saída de Tiquinho Soares eminente, o FC Porto chamou Gonçalo Paciência, jovem avançado português que estava emprestado ao Vitória de Setúbal, para ocupar o lugar deixado vazio (na teoria) pelo avançado brasileiro no trio de ataque dos dragões.

O internacional português brilhou nas últimas jornadas do campeonato nacional, o que chamou à atenção de muitos clubes estrangeiros. Cabe agora a Sérgio Conceição capitalizar os dotes de Paciência, da mesma forma que Nuno Espírito Santo lançou André Silva.

Paulinho

Também vindo de solo nacional, Paulinho, médio do Portimonense, chegou ao Dragão este mês a título de empréstimo até ao final da época. O brasileiro de 23 anos era seguido pelo FC Porto há dois anos; tem capacidade para jogar nas duas alas, característica que terá sido decisiva para a sua contratação.

Os azuis e brancos ficaram ainda com opção de compra de Paulinho por oito milhões de euros no final da temporada.

Yordan Osório

Yordan Osorio, defesa venezuelano do Tondela, deverá ser anunciado como reforço do FC Porto neste mercado de inverno ainda esta terça-feira, segundo o “Jogo”.

O internacional venezuelano de 23 anos deverá assinar um contrato válido até 2022.