Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

FC Porto não se inscreveu no campeonato de sub-23. Vinte e duas equipas avançaram

Dragões são a ausência mais notada do lote de 22 cubes que sinalizaram à Federação Portuguesa de Futebol a intenção de participarem no novo campeonato de sub-23. Benfica, Sporting, SC Braga e Vitória de Guimarães estão na lista.

Expresso

Gualter Fatia/Getty

Partilhar

Sporting, Benfica, Braga, Vitória de Guimarães, Vitória de Setúbal, Belenenses, Portimonense, Aves, Rio Ave, Estoril, Boavista, Feirense, Marítimo, Académica, Nacional, Covilhã, União da Madeira, Cova da Piedade, Leixões, Gil Vicente, Oliveirense e Famalicão.

São estas, segundo o jornal “O Jogo” as 22 equipas que manifestaram interesse em participar, já na próxima época, no novo campeonato de sub-23 que a Federação Portuguesa de Futebol (FPF) tem em preparação.

Ainda segundo o jornal, o FC Porto, cuja ausência é a mais notada na lista, terá decidido não participar por entender que é mais benéfica a aposta na equipa B.

A FPF tem feito passar a mensagem de que é possível a um clube participar nas duas competições. O facto acarreta contudo questões financeiras e logísticas que podem fazer com que os clubes optem apenas por uma delas.

O Sporting, por exemplo, é um dos clubes que deverá prescindir da equipa B em favor da participação no campeonato de sub-23.

O objetivo da FPF com a criação deste novo campeonato é dar mais oportunidades aos jovens formados nos clubes portugueses de se afirmarem, uma vez que na fase de transição do escalão júnior para o sénior estes jovens têm muitas vezes dificuldades em encontrar espaço para jogar.

Os regulamentos das competições da próxima época têm de estar fechados até ao final deste mês. Para dia 26 de abril estará agendada uma reunião sobre o campeonato de sub-23. Outros clubes poderão ainda oficializar a inscrição “se conseguirem resolver problemas logísticos”, refere “O Jogo”.