Tribuna Expresso

Perfil

Revista de Imprensa

16 anos? A idade da fundista etíope Girmawit Gebrzihair é... complicada

Expresso

Charlie Crowhurst

Partilhar

Na cara, nem sempre está refletida a verdade. Mas e a idade?

Girmawit Gebrzihair, fundista etiope, está no centro de um furacão (digital): na quinta-feira, a atleta terminou na terceira posição a prova de 5.000 metros nos Mundiais de atletismo de sub-20, que decorrem em Tampere, na Finlândia. No papel, Girmawit tem 16 anos, mas, para muitos especialistas desportivos e comentadores, essa não é a sua idade real. A verdade, dizem, está à vista.

E assim eclodiu o problema nas redes sociais, em torno do seu bilhete de identidade.

Segundo a Federação Internacional das Associações de Atletismo (IAAF), Girmawit tem mesmo 16 anos; nasceu a 21 de novembro de 2001. Ou seja, tudo dentro do normal.

As fotos da prova de ontem, contudo, lançaram uma onda de dúvidas sobre a capacidade das instâncias desportivas para verificarem a veracidade da informação constante dos perfis dos competidores. Girmawit Gebrzihair aparenta ser muito mais velha que as outras competidoras.

Nas redes sociais, o atleta espanhol Óscar Husillos, também presente na competição a decorrer na Finlândia, ironizou a participação da etíope na prova dos cinco mil metros. “Os seus filhos/netos nas bancadas a vê-la correr num Mundial de sub-20”, escreveu o velocista.