Tribuna Expresso

Perfil

Ronaldo

Ronaldo vale mais 800% que Messi (nas redes sociais)

No relvado é difícil dizer quem é melhor, mas no que a Facebook, Twitter e Instagram diz respeito, o português dá muito mais retorno aos patrocinadores do que o argentino

Lídia Paralta Gomes

Philipp Schmidli/Getty

Partilhar

Goste-se mais de um ou de outro, a verdade é que um dos exercícios mais complicados da nossa era passa por avaliar quem é melhor dentro das quatro linhas: Cristiano Ronaldo ou Leo Messi.

Mas há um campo onde o português vai com avanço de 800% em relação ao argentino, em 2016: nas redes sociais. E não é só no número de seguidores, é também nas receitas que geram aos seus patrocinadores no Facebook, Twitter e Instagram.

Enquanto Messi tem um total de 152 milhões de seguidores nestas redes sociais, Ronaldo tem qualquer coisa como 260 milhões de fãs - a conta de Facebook do capitão da Seleção Nacional é mesmo a mais seguida do mundo, com 120 milhões de ‘likes’ - e isso reflete-se nos milhões que geram à Adidas e Nike.

De acordo com dados da plataforma Hookit, que mede o valor das marcas na web, as 347 publicações que Cristiano Ronaldo fez nas redes sociais em 2016 em que há uma referência à Nike geraram cerca de 477 milhões de interações (ou seja, ‘likes’, comentários e partilhas) e deram 472 milhões de euros ao gigante norte-americano.

Só a foto que o jogador do Real Madrid publicou no Instagram logo após Portugal vencer o Euro-2016 teve 1,7 milhões de ‘likes’ e quase 13 mil comentários. E o que significou esse único post para a Nike? Quase 5,5 milhões de euros nos cofres.

Já Messi tem números, por assim dizer, mais modestos: as suas publicações nas redes sociais geram “apenas” 51 milhões de euros à Adidas, o que é muito, mas uma gota de água comparados com os 472 milhões que Ronaldo garantiu à Nike.

Messi publica menos que Ronaldo nas redes (213 posts) e gera bem menos interações (65 milhões). Assim se explica a diferença de valor entre as páginas do argentino e do português.

Curiosidade para o facto de Ronaldo gerar quase tantos milhões para a Adidas quanto o rival. Por jogar numa equipa que equipa Adidas, neste caso o Real Madrid, Ronaldo acaba por involuntariamente fazer muita publicidade à empresa alemã nas redes sociais. Diz a Hookit que em 2016 a Adidas garantiu um retorno de 47 milhões de euros só com as publicações de Ronaldo em que aparece o logo da empresa.

É obra.

Partilhar