Tribuna Expresso

Perfil

Portugal

Uma seleção sem capitão para o arranque da qualificação

É no Estádio do Bessa que Portugal joga contra Gibraltar esta quinta-feira, pelas 19h45, mas é no St.Jakob-Park, em Basileia, dia 6, que começa nova aventura

Expresso

Carlos Rodrigues/Getty

Partilhar

Os jogadores da seleção nacional reencontraram-se depois do memorável campeonato da europa em França. Reencontro este que aconteceu na Cidade do Futebol em Oeiras e marcou o início dos trabalhos da seleção orientada por Fernando Santos com vista à qualificação para o mundial na Rússia, que se disputará em 2018.

A jornada dupla marcada para 1 e 6 de setembro vê a seleção portuguesa defrontar Gibraltar no estádio do Bessa num jogo de preparação para o encontro com a Suíça, em Basileia, esse já a contar para a qualificação para o mundial russo.

Cristiano Ronaldo não foi convocado e é sem ele que a seleção enfrente os primeiros desafios como campeã europeia. Se no primeiro jogo, um amigável com Gibraltar, a sua ausência não é relevante, já do jogo em Basileia, na próxima terça-feira, não se pode dizer o mesmo. Teoricamente é o jogo mais complicado para Portugal nesta fase de qualificação.

Mas nem é disso que se fala agora. O momento é de seleção, mas é impossível pôr de parte o que se passa na vida de cada jogador numa altura em que procuram definir o seu futuro e agarrar qualquer oportunidade que possa surgir. Os casos de Adrien e Rafa são sobejamente conhecidos, tanto assim é que Eduardo - que acabou de assinar com o Chelsea - foi questionado sobre o assunto e respondeu que "na seleção estão todos felizes" e que não vê "ninguém afetado" com as incertezas. "São situações normais para um jogador de futebol."

Quem foi chamado para se apresentar às ordens de Fernando Santos foi Marafona. O guarda-redes do Braga substitui Anthony Lopes, que se lesionou. André Silva e João Cancelo, que se estreiam em convocatórias para a seleção A, mais Luís Neto e Bernardo Silva são as restantes novidades depois do europeu.

A seleção volta aos trabalhos esta quarta-feira, para o treino matutino na Cidade do Futebol. Segue-se depois a conferência de imprensa de Fernando Santos para fazer a antevisão do jogo contra Gibraltar, marcado para quinta-feira às 19h45 e com transmissão na TVI.