Tribuna Expresso

Perfil

Seleção

É a tal história do prova o que dizes

Cristiano Ronaldo vai com nove golos marcados nesta fase de qualificação para o Mundial de 2018. Tem mais golos em cinco jogos desta caminhada do que oito jogadores da seleção que já se estrearam a marcar por Portugal. É a estória que há dentro da história que se espera que a seleção conte esta sexta-feira (19h45, RTP1) - uma vitória contra a Letónia

Diogo Pombo

Acabado de vencer a Liga dos Campeões pela quarta vez, Ronaldo pode chegar à dezena de golos neste apuramento para o próximo Mundial, caso volte a marcar à Letónia

Foto Francisco Leong / AFP / Getty Images

Partilhar

Dentro de uma grande história costuma estar outra, ou outras, mais pequenas. É como um quadro grande, que é bonito e maravilhoso quando exposto na parede, mas que nada é sem as cores, os efeitos e as pinceladas que o compõem. Ou como uma sopa, na qual apenas damos uma colherada porque, antes, uma catrefada de ingredientes foram batidos lá no meio. Ou, e prometo que é a última analogia, como os filmes bons e que nos prendem com pessoas e estórias e peripécias pequenas que, no final, nos fazem ver a big picture. Como no “Crash”, que nos pôs a pensar no quão mau e manhoso é o racismo entrelaçando vários episódios paralelos que, juntos, tornaram a mensagem mais forte.

E pronto, chega, porque a ideia era chegar à moral que está por trás do Letónia-Portugal que se vai jogar esta sexta-feira (19h45, RTP1). Que é esta - não há como a seleção meter os pés pelas mãos e não vencer os letões. Agora é a parte de explicar porquê e de ir à pequena estória que existe dentro de uma grande.

Para continuar a ler o artigo, clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. pode usar a app do Expresso - iOS e android - para fotografar o código e o acesso será logo concedido)