Tribuna Expresso

Perfil

Seleção

Fernando Santos fala em grupo "enganador", no qual Portugal tem "responsabilidades" e a Espanha é "favorita"

Em declarações ao site da FPF, o selecionador nacional mostrou-se cauteloso com a sorte de Portugal no sorteio do Mundial

Expresso

MIGUEL A. LOPES/ Lusa

Partilhar

O sorteio

"É um sorteio que à partida é muito enganador, na minha perspectiva. Desde logo podemos dizer que os favoritos são Espanha e Portugal. A Espanha é desde logo uma das equipas favoritas a ganhar este Campeonato do Mundo e Portugal tem obviamente de assumir a sua parte de responsabilidade e favoritismo quando se olha para um grupo destes, mas vai ser um grupo muito difícil"

Maiores dificuldades

"Desde logo o primeiro jogo, um Portugal-Espanha, que pode marcar. E depois as duas outras equipas que vamos defrontar, Irão e Marrocos, são duas equipas que acabaram invictas nos seus grupos. Marrocos pôs fora duas equipas que tradicionalmente estão no Mundial, o Gabão mas principalmente a Costa do Marfim. E depois o Irão, com um treinador que conhece muito bem Portugal, que sabe bem a qualidade do jogador português: É claro que nós também conhecemos a sua forma de trabalhar. Tem feito um excelente trabalho à frente da equipa do Irão, já esteve presente no Mundial do Brasil e todos sabemos que foi sempre uma equipa muito complicada para os adversários. E que neste momento é seguramente mais forte, com quatro anos de trabalho e muitos jogadores que atualmente jogam na Europa, em equipas de qualidade. Há claramente um crescimento da equipa do Irão e depois conhecemos a capacidade do Carlos na organização das equipas"

Espanha favorita ao Mundial

A Espanha é naturalmente favorita, tenho dito sempre não é hoje só porque vou defrontar a Espanha. Tenho dito que é um das equipas favoritas neste Campeonato do Mundo. A Portugal compete fazer aquilo que tem feito, que é vencer cada jogo.