Tribuna Expresso

Perfil

Seleções

Seleção feminina começa qualificação para o Mundial com uma derrota

No primeiro jogo de qualificação para o Mundial-2019, a seleção feminina de futebol perdeu com a Bélgica (0-1), em Penafiel

Expresso

Otávio Passos/Lusa

Partilhar

Mais de 4 mil pessoas viram Portugal entrar com o pé esquerdo na qualificação para o Mundial-2019 feminino, frente à Bélgica, no Estádio Municipal 25 de abril, em Penafiel.

Apesar do encontro ter decorrido de forma muito equilibrada, as portuguesas não conseguiram responder ao golo de Tine De Caigny, logo no início da 2ª parte, na sequência de um canto em que Patrícia Morais, a guarda-redes lusa, parece mal batida.

Com Patrícia Morais, Ana Borges, Carole Costa, Raquel Infante, Dolores Silva, Tatiana Pinto, Fátima Pinto, Vanessa Marques, Diana Silva, Carolina Mendes e Ana Leite como titulares (depois entraram Jéssica Silva e Andreia Norton), Portugal, 34ª seleção do ranking FIFA, acabou por sair derrotado perante a Bélgica, 23ª.

As belgas lideram o grupo 6 de qualificação, já com três jogos disputados: também venceram a Moldávia (12-0) e a Roménia (3-2). Ainda assim, a favorita do grupo é a Itália, primeira cabeça de série e 18ª do ranking FIFA.

Apenas o primeiro classificado do grupo (há sete grupos na zona de qualificação europeia) se qualifica diretamente para o Mundial-2019, que será disputado em França. Os quatro melhores segundos - na contabilidade dos jogos que fizerem com os primeiros, terceiros e quartos dos seus grupos - irão disputar um ‘play-off’, que qualificará mais uma seleção.