Tribuna Expresso

Perfil

Seleções

Ex-treinador do Benfica é o novo selecionador holandês (e defronta Portugal já em março)

Ronald Koeman, que liderou o Benfica em 2005/06, foi apresentado como novo selecionador da Holanda, seleção que não se qualificou para o Mundial - e que vai defrontar Portugal em março, num amigável

Lusa e Expresso

O treinador holandês Ronald Koeman liderou o Benfica em 2005/06

Jon Buckle - EMPICS

Partilhar

O antigo futebolista Ronald Koeman vai assumir o cargo de selecionador de futebol da Holanda, em substituição de Dick Advocaat, anunciou hoje a federação holandesa de futebol.

Em comunicado, o organismo refere que Koeman, que orientou o Benfica em 2005/2006 e conquistou uma supertaça Cândido de Oliveira, assinou um contrato válido por quatro anos.

Ronald Koeman, de 54 anos, terá como principal missão qualificar a Holanda para o Europeu de 2020 e para o Mundial de 2022, depois de a seleção ‘laranja’ ter falhado a presença no Mundial deste ano, que se disputa na Rússia.

O antigo defesa, que somou 78 internacionalizações pela seleção holandesa e foi campeão europeu em 1988, começou a carreira de futebolista no Groningen, passado depois por Ajax, PSV Eindhoven, FC Barcelona (Espanha) e Feyenoord.

Enquanto treinador, iniciou a carreira Vitesse, depois de ter sido adjunto de Louis van Gaal no FC Barcelona, passando depois por Ajax, PSV Eindhoven, Benfica, AZ Alkmaar, Feyenoor, Southampton, e Everton, clube que deixou em outubro passado.

A seleção holandesa, terceira classificada no Mundial do Brasil, em 2010, falhou presença no Euro 2016, conquistado por Portugal, e no Mundial deste ano.

Portugal irá defrontar a Holanda, num jogo particular, a 26 de março, no estádio de Genève, na Suíça. Três dias antes, no mesmo país, no estádio Letzigrund, a seleção lusa jogará contra o Egito.