Tribuna Expresso

Perfil

Seleções

FIFA divulga pormenores das duas candidaturas ao Mundial 2026

Marrocos e Estados Unidos da América, Canadá e México (uma candidatura conjunta entre os três países americanos) estão em disputa pela organização do Mundial 2026

Lusa

ERDEM SAHIN

Partilhar

As duas candidaturas ao Mundial de futebol de 2026 entraram esta segunda-feira na reta final da corrida, com a publicação pela FIFA dos dossiês apresentados por Marrocos e pela tripla candidatura de Estados Unidos da América, Canadá e México.

A escolha final será em 13 de junho e até lá as duas propostas vão ser analisadas por uma comissão de avaliação de cinco pessoas, entre as quais dois secretários-gerais-adjuntos, Marco Villiger e Zvonimir Boban.

A comissão vai avaliar em pormenor as propostas e poderá mesmo afastar uma "de forma automática" se a considerar insuficiente.

Marrocos propõe 12 estádios, entre os quais cinco existentes, renovados. Tem em projeto três estádios ultramodernos, a exemplo do Grande Estádio de Casablanca, de 93 mil lugares, esperado palco de jogos nacionais para os marroquinos.

Já a candidatura tripla norte-americana tem 23 cidades pré-selecionadas, das quais quatro canadianas e três mexicanas. No final, serão 16 cidades, com estádios "já construídos e operacionais", de capacidade média de 68 mil pessoas.

"Trato da avaliação de candidaturas há mais de vinte anos, em diferentes cargos, e desafio qualquer um a encontrar uma organização que tenha um processo mais objetivo, transparente e justo", comentou Gianni Infantino, presidente da FIFA, no comunicado de apresentação da fase final do processo de escolha.