John John Florence campeão do mundo de surf... em Portugal
O jovem surfista havaiano de 24 anos sagrou-se esta terça-feira pela primeira vez campeão mundial de surf, no decorrer da prova de Peniche
25.10.2016 às 9h16
John John Florence levantou a bandeira havaiana, após sagrar-se campeão mundial de surf em Peniche
CARLOS BARROSO/LUSA
Partilhar
O jovem surfista havaiano John John Florence, de 24 anos, sagrou-se esta terça-feira pela primeira vez campeão mundial de surf, no Meo Rip Curl Pro Portugal que está a decorrer em Peniche.
John John Florence conseguiu chegar ao título mundial depois do norte-americano Conner Coffin ter batido o sul-africano Jordy Smith na meia final, afastando este último da possibilidade matemática de ainda conquistar o título.
John John Florence vai disputar ainda esta manhã a final da prova portuguesa contra Conner Coffin já consagrado como campeão do mundo de 2016.
CARLOS BARROSO/LUSA
Desde Andy Irons, já falecido, que um havaiano não conquistava o título mundial de surf.
Florence conseguiu conquistar o título mundial na penúltima prova do ano. A etapa do Havai, nas ondas de Pipeline, não vai servir este ano para decidir quem é o melhor surfista do ano.
John John sucede assim a dois brasileiros na liderança mundial: Gabriel Medina em 2014 e Adriano de Souza no ano passado.
Relacionados
-
É a nostalgia, Saca: “Hoje tenho energia para dar e vender”
Ele estava animado, sorridente, boné na cabeça e óculos de sol. Descontraído como nunca. Pela primeira vez, Tiago Pires está a assistir à etapa portuguesa do circuito mundial de surf, em Peniche, como adepto. Admitiu-nos que "é estranho" ficar na praia a ver os amigos e outros, contra quem competiu, a surfarem nas ondas em que ainda se imagina "a fazer manobras"
-
A praia é outra, mas o que interessa é que “não há um único surfista a queixar-se”
De um dia para o outro, ou melhor, em poucas horas, o MEO Rip Curl Pro Portugal mudou de praia. A etapa portuguesa do circuito mundial de surf andou com a casa às costas e foi para onde iam estar as ondas. Francisco Spínola, o representante da World Surf League e responsável pela prova, teve que tratar de tudo. Mas disse-nos que tudo lhe dá “um gozo” que não consegue largar
-
Adriano de Souza: “Eu olhava o Tiago como um dos deuses no mundo do surf”
Adriano de Souza fez questão de estar em Lisboa, no Centro Cultural de Belém, para ver a estreia do filme de Tiago Pires, o “primeiro amigo” que teve fora do Brasil e com quem tem “uma boa aliança”. Falámos com o ainda campeão mundial de surf antes da estreia do documentário de Saca, um dia antes de arrancar o Moche Rip Curl Pro, em Peniche