Tribuna Expresso

Perfil

Surf

Carol Henrique é a nova campeã europeia de surf

Há uma nova campeã europeia de surf e, pela primeira vez, é portuguesa. Carol Henrique, de 22 anos, que também é bicampeã nacional, garantiu o título esta sexta-feira sem sequer entrar na água em Casablanca, Marrocos, onde decorre uma etapa do circuito mundial de qualificação

Diogo Pombo

JACK GUEZ

Partilhar

Pela primeira vez, a melhor surfista europeia é portuguesa.

Carol Henrique foi até Casablanca, em Marrocos, para surfar mais uma etapa do Qualiying Series (QS), o circuito de qualificação que dá acesso ao mundial de surf feminino, onde foi eliminada na primeira ronda da competição. Não lhe correu bem. Mas, esta sexta-feira, a espanhola Garazi Sanchez-Ortun foi eliminada nos quartos-de-final por Yolanda Hopkins.

O que é curioso, pois, apesar do nome, é portuguesa, vem da Quarteira e tem 18 anos.

Com a eliminação da espanhola, que era a única que ainda podia impedir Carol Henrique de acabar o ano como a surfista europeia com melhor ranking. Antes desta prova, a portuguesa era a 24ª da classificação da qual as dez melhores surfistas se qualificam para o Championship Tour (CT) feminino, do próximo ano. Logo, ainda pode ser, também, a primeira surfista nacional a chegar à elite feminina.

Carol Henrique tem 22 anos, nasceu no Brasil e, há quatro anos, veio para Portugal ter com o irmão, Pedro Henrique - que também é o atual campeão nacional de surf. Vivem ambos em Cascais, competem em e por Portugal e adoram fazê-lo, como o garantiram em conversa com a Tribuna Expresso, há quase um ano.

O título de Carol Henrique junta-se aos de Teresa Bonvalot, que é bicampeã europeia de juniores, e de Vasco Ribeiro, que venceu o título masculino, nessa categoria, em 2014.

E ao de Pedro Henrique, o irmão que, em 2015, também conseguiu sagrar-se campeão europeu de surf. É de família.

  • Sim, os nossos campeões nacionais de surf são dois irmãos brasileiros

    Surf

    Eles são irmãos de pai diferente, nasceram no Brasil e, há uns anos, vieram para Portugal. Carol seguiu o exemplo de Pedro Henrique e calhou que ambos tivessem muito jeito para estarem de pé, em cima de uma prancha, nas ondas. Tanto que, no mesmo ano, conseguiram ambos ser campeões nacionais de surf. Mas disseram-nos que não tinham isto planeado: "A gente queria ser campeão, mas nunca falámos que tinha de ser ao mesmo tempo"