Tribuna Expresso

Perfil

Surf

Veja como é apanhar um tubo na Nazaré

O surfista francês William Aliotti, convidado de última hora para substituir o vencedor do ano passado, sagrou-se campeão do Capítulo Perfeito. Aliotti, de 24 anos, dominou em ondas boas e menos boas. Mas a estrela do dia foi o americano que se filmou dentro de um tubo (e o vídeo está aqui)

Ricardo Marques

Os finalistas do Capítulo Perfeito powered by Reef. William Aliotti, o vencedor, usou a camisola vermelha na final

Helio Antonio

Partilhar

Chegou à última hora e não conhecia a praia, mas William Aliotti, surfista francês de 24 anos, não se atrapalhou. Ao fim de um dia inteiro de ondas quase perfeitas, na Praia da Nazaré, sagrou-se campeão do Capítulo Perfeito.

"Soube que vinha para a Nazaré ontem ao fim da manhã. Estou muito contente por ter vencido. Tudo ajudou: a organização, as pessoas, as ondas. Quando passas o dia inteiro a surfar bons tubos, especialmente num beachbreak como este, só tens de te deixar levar", referiu o vencedor, citado pela organização da prova.

Outra figura do campeonato foi o norte-americano Anthony Walsh, que alcançou a melhor nota da prova (8,25 em 10 possíveis), a melhor pontuação combinada (15,75) e garantiu ainda o prémio para melhor tubo do campeonato. Além de tudo isto, Walsh ainda filmou uma das suas muitas ondas e o vídeo já está disponível.

O melhor surfista português foi Pedro Boonman, que surfou com uma ferida no pé, e terminou a prova em quinto lugar. Boonman foi também considerado o surfista mais comprometido e consistente da competição.

Entre os vencedores das edições anteriores estão Tiago Pires (2012), Nicolau von Rupp (2013), Bruno Santos (2015) e Aritz Aramburu (2016).