Tribuna Expresso

Perfil

Um Azar do Kralj

Um Azar do Kralj pergunta qual destes é melhor: Filipe Augusto, Binya ou Fejsa com uma rotura de ligamentos?

O Benfica foi goleado pelo Arsenal (2-5) e Um Azar do Kralj ficou algo desorientado: "Por cada Buta ou Filipe Augusto, precisamos de pelo menos dois Pizzis ou de três Jonas. Sei lá eu como é que isso se consegue. Isso agora é lá com a estrutura e não sei quê"

Vasco Mendonça e Nuno Dias, Um Azar do Kralj

PATRICIA DE MELO MOREIRA

Partilhar

Júlio César

Lembram-se? Só apareceram 13 jogadores. O Canina baldou-se em cima da hora. Subitamente aparece um tipo junto ao campo. E trouxe luvas! É um milagre. Anda daí. Começas à baliza, que é como quem diz ficas à baliza. Não, afinal não é um milagre. Afinal o tipo é mais velho do que parecia e tem a frescura física de um jogador de sueca. E não é bem guarda-redes, apesar de ser o único que trouxe as luvas. E agora? Agora não há mais ninguém. Jogar 7 contra 6? Nem pensar. Que se lixe, agora é aguentar. O que é que ele disse? Quer ir um bocadinho à frente? Porra.

Buta

Mais importante do que ser um ex-extremo direito que a vida e as suas opções táticas adaptaram à posição de lateral, é talvez o facto de Aurélio Buta ser um homem incumbido de substituir outro: Nélson Semedo, um daqueles jogadores que os adeptos e os jogos elevaram ao estatuto de divindade. É uma tarefa complicada e o adversário de hoje só serviu para cimentar a desconfiança dos adeptos e a insegurança do miúdo. Buta é neste momento um todo inferior à soma das partes, o que não é fácil de conseguir, no futebol ou na aritmética. Às vezes notamos nele uns laivos de extremo-direito afoito. Outras vezes conseguimos visualizar o tal defesa de que nos falaram. Na maioria dos casos, vemos um miúdo ligeiramente borrado que ainda não é uma coisa nem outra.

Luisão

A sua principal preocupação no jogo de hoje foi manter-se de pé sem qualquer auxílio. Nesse sentido, pode dizer-se que fez uma exibição extraordinária.

Jardel

Quando Jardel era suplente, muitos de nós exigiram mais minutos em campo para este jogador que, jogo a jogo e ponto a ponto - no couro cabeludo, na testa ou no sobrolho - nos foi conquistando com o seu benfiquismo cheio de sangue, suor e lágrimas. E por isso vamos dar-lhe um desconto pela exibição menos conseguida de hoje e exigir ainda mais minutos, muitos mais, todos os minutos do mundo, tudo o que for preciso, meu caro Jardel, para voltarmos a ter uma defesa.

Eliseu

Apanhou pela frente um miúdo com metade da sua idade e o dobro do futebol. É fazer as contas.

Salvio

Curiosamente não foi dos piores.

Filipe Augusto

Pergunta: quão deselegante seria se, em vez de aguardamos pelos dias de jogo, anunciássemos já a titularidade do Fejsa em todos os jogos desta temporada? Talvez isso apaziguasse os adeptos. Filipe Augusto tem sido dos mais utilizados nesta pré-época e hoje não foi excepção. Outra coisa que não é exceção: em todos os jogos, o homem tem pelo menos um lance susceptível de lançar o debate sobre qual destes é melhor, se Filipe Augusto, Binya ou o Fejsa com uma rotura de ligamentos.

Pizzi

Ainda precisa de rodagem, o que talvez explique a patacoada que resultou no primeiro golo do Arsenal. Por outro lado, antes disso já tinha criado o lance do primeiro golo, e depois do tal erro ainda teve duas mãos cheias de intervenções ajuizadas. Chegou a parecer um dos 2 ou 3 futebolistas seniores em campo. A sua presença é muito importante neste momento. Precisamos urgentemente de razões para acreditar que está tudo bem. Por cada Buta ou Filipe Augusto, precisamos de pelo menos dois Pizzis ou de três Jonas. Sei lá eu como é que isso se consegue. Isso agora é lá com a estrutura e não sei quê.

Cervi

A formiguinha trabalhadora regressou em boa forma e marcou um belo golo. Para além disso fartou-se de trabalhar na primeira parte. A jogar assim é titular indiscutível.

Jonas

Os seus melhores lances foram uma amostra entusiasmante daquilo que se pode esperar do Benfica esta época. Foram um cheirinho a alfazema por entre muita flatulência. Com Jonas uma coisa é garantida: não será ele a peidar-se.

Seferovic

Tem disputado a espaços o título de indivíduo mais inteligente deste plantel. Se aprender português tão depressa como Samaris, vai segurar o segundo lugar.

Chrien

As suas aparições em campo fazem-me lembrar uma vez em que, por causa de uma miúda, fui às Amoreiras ver o American Pie 2. A melhor parte dessa noite foi o trailer de outro filme.

Grimaldo

Não chega aos calcanhares do Hermes.

Lisandro

Ok, ganharam. Precisamos mesmo de um central.

Rafa

Ainda estão aí? Aquela comparação com o Hermes era uma piada.

Jiménez

Tempo suficiente em campo para nos relembrar que ainda não foi vendido.

Rúben Dias

Em relação ao central, já têm alguma novidade?