Tribuna Expresso

Perfil

Atualidade

Sara Moreira também quer o tetra

A celebrar 25 anos de vida, a maior São Silvestre do país começa e acaba na Avenida dos Aliados e inclui a tradicional corrida cronometrada de 10 km e uma caminhada de 5 km sem fins competitivos. Domingo, dia 30, às 18h, são esperados no Porto 15 mil participantes oriundos de 37 países, um recorde absoluto

Matthias Schrader

Partilhar

A corrida Liberty Seguros São Silvestre Cidade do Porto vai ter como candidata ao ‘tetra’ a atleta do Sporting Sara Moreira, vencedora da tradicional corrida de final do ano em 2008, 2009 e 2015. Na 25ª edicão da São Silvestre do Porto são esperados cerca de 15 mil participantes de 37 países, numa competição de 10 km cronometrados e de 5 km de caminhada lúdica.

Se cruzar a meta em primeiro lugar, a campeã da Europa da meia maratona, em 2016, e medalha de ouro dos 3000 metros, no Europeu de pista coberta em 2013, alcançará o recorde de vitórias do setor feminino, detido até hoje pela campeão olímpica Fernanda Ribeiro com quatro triunfos (1998, 2000, 2001 e 2010).

Além de Sara Moreira, vão correr também pelos primeiros lugares do pódio a 'leoa' Daniela Cunha, Marta Martins e Jéssica Pontes, ambas do SC Braga. No setor masculino, o principal candidato à vitória é Rui Pedro Silva (Sporting CP), vencedor desta prova oito vezes. Na linha da frente, estarão ainda Miguel Ribeiro (Olímpico Vianense), José Moreira (Sporting CP), Hélder Santos (Sporting CP), Daniel Pinheiro (CDS S. Salvador do Campo) e Jorge Santa Cruz (SC Braga).

A 25.ª Liberty Seguros São Silvestre Cidade do Porto terá ainda uma vertente solidária com recolha de alimentos para a Legião da Boa Vontade (LBV). No levantamento do dorsal (no Alameda Shopping), os participantes podem levar o seu contributo [enlatados, arroz, açúcar, massa, bolachas, comida de bebé (papas), azeite, óleo, entre outras coisas], de modo a que a LBV distribua por aqueles que mais necessitam nesta quadra natalícia.

Tal como nos anos anteriores a prova está integrada na Programação de natal e Passagem de Ano e é organizada pela Runporto, com o apoio da Câmara do Porto.