Tribuna Expresso

Perfil

Atualidade

Champions mais perto da Meo, NOS e Vodafone. Eleven Sports negoceia acordos

A Eleven Sports está a ultimar acordos de distribuição com as três maiores operadoras do mercado nacional. Empresa quer fechar negociações nos próximos dias, antes do início dos oitavos de final da Liga dos Campeões, que arranca a 12 de fevereiro

Expresso

Partilhar

A transmissão dos oitavos de final da milionária Champions poderá migrar para os canais desportivos de televisão pagos da Meo, NOS e Vodafone, avança este sábado o ECO. Apesar de os acordos não serem oficialmente assumidos por nenhuma das parte envolvidas, as negociações deverão estar concluídas nos próximos dias, de preferência a tempo de transmitir os jogos da maior competição de clubes, que arranca a 12 de fevereiro, dia em que o FC Porto, a única equipa portuguesa ainda a participar na competição, defronta a Roma, no Estádio Olímpico.

Esta época desportiva, a TVI é o canal que detém os direitos televisivos da Liga dos Campeões em sinal aberto, transmitindo um jogo por jornada de clubes portugueses. A Eleven Sports, empresa que entrou no mercado português em maio último, após conseguir os direitos da Champions, um dos conteúdos premium campeão de audiências, tendo-se aliado então em exclusividade temporária à Nowo, operadora com cobertura limitada em Portugal.

Fonte envolvida nas negociações afirmou ao Eco que, nos últimos dias, os futuros acordos com a Meo, NOS e Vodafone evoluíram de forma significativa. De qualquer forma, o diabo está nos detalhes e, por isso, é necessário esperar pela conclusão das negociações”, referiu a mesma fonte. Um dos detalhes será o de assegurar o “princípio de não discriminação” nas condições negociadas pela Eleven Sports , contactos que estarão a ser conduzidos diretamente por Jorge Pavão de Sousa, líder da gestão da Eleven em Portugal, e as três operadoras, depois da Nowo não ter chegado a um entendimento de revenda dos direitos de transmissão.

Segundo o Eco, Andrea Radrizzani, gestor italiano que fundou a Eleven Sports, já se deslocou a Portugal para reunir ao mais alto nível com as três operadoras de telecomunicações.Até agora, não são conhecidos os pormenores do que está ser ser negociado com cada uma das operadoras, como o mínimo garantido de receita a pagar à empresa britânica.

A fecharem-se os acordos, permitirão aos clientes de Tv paga terem ainda acesso a La Liga, entre outros conteúdos desportivos, mediante subscrição. Até agora, o pacote custa € 9,99 na plataforma da Nowo, preço ainda praticado pela empresa no serviço de streaming. No final do ano, a operadora anunciou que a operação da Eleven Sports, iniciada no nosso país a 15 de agosto de 2018, foi marcada pelo sucesso, com mais de 200 mil downloads e oito milhões de page views no seu site.

A Eleven transmitiu em quatro meses mais de 550 eventos desportivos em direto, entre os quais a Champions, La Liga, Bundesliga e Ligue 1, Liga escocesa e belga. Na mesma altura foi, contudo, noticiado que as operações da Eleven em Inglaterra corriam o risco de fechar, face a um alegado número reduzido de subscritores e ao acumular de dívidas. A empresa com sede em Londres justificou então a situação com a “hostilidade” do mercado britânico face a novos players.