Tribuna Expresso

Perfil

Atualidade

Premier League: por causa do coronavírus, o passou-bem está proibido

A medida foi tomada como forma de prevenir o contágio e a propagação do vírus

Lusa

Matthew Childs

Partilhar

A Premier League proibiu hoje os apertos de mão entre jogadores e árbitros nos jogos da Liga inglesa de futebol "até novas notícias", de forma a prevenir a propagação de Covid-19.

Em comunicado, a entidade explicou que, nos jogos desta semana, ao entrar em campo, as duas equipas continuarão alinhadas, acompanhadas com a música da Premier League, mas, depois, "os jogadores da casa vão passar pelos adversários sem dar apertos de mão".

Na nota, esta decisão foi justificada com base em orientação médica, pela transmissão do coronavírus ser possível através "de gotículas do nariz e da boca" e poder "ser passado para as mãos, transmitindo-se pelos apertos de mão".

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou 3.385 mortos e infetou mais de 98 mil pessoas em 87 países e territórios, incluindo nove em Portugal.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para "muito elevado".