Polícia de Londres pede desculpa à companheira de Ricardo dos Santos "pela angústia que claramente lhe foi causada"
Cressida Dick, comissária da Polícia Metropolitana de Londres, sublinhou perante uma comissão independente que percebe o desespero de Bianca Williams ao ver-se com uma criança de meses no meio de uma operação policial, mas voltou a frisar que não foram encontrados sinais de violação de conduta por parte das autoridades
08.07.2020 às 13h21

Matthias Hangst
Partilhar
Ouvida por uma comissão independente do governo inglês, Cressida Dick, comissária da Polícia Metropolitana de Londres, disse que um dos agentes desta força policial pediu desculpa a Bianca Williams, companheira do português Ricardo dos Santos, pela "angústia que claramente lhe foi causada" depois da atleta ter sido algemada após uma operação policial em que o casal foi mandado parar quando seguia de carro para casa com o filho de apenas três meses.
Tudo aconteceu no sábado, uma situação que o português, recordista nacional dos 400 metros, diz ser recorrente desde que conduz um carro de gama mais alta, acusando as autoridades de racismo.
A responsável voltou a sublinhar que não foram encontradas provas de violação de conduta mas que voluntariamente referiu a questão à Agência Independente para a Conduta Policial devido às preocupações públicas com o caso.
"Todos nós podemos sentir empatia por alguém que é mandado parar e que tem uma criança no banco de trás, que nem sabe exatamente o que se está a passar e que depois se percebe não ter nada de ilícito na sua posse", disse Cressida Dick durante a audição pela comissão independente, citada pelo "The Guardian".
"Não quero nem acredito que lidero um serviço de polícia em que algemar pessoas é rotina. Tem sempre de ser justificado e a justificação tem de estar na lei", sublinhou ainda.
Relacionados
- Atualidade
Polícia britânica pede inquérito independente a operação de busca ao atleta português Ricardo dos Santos
Atleta português acusa a polícia de Londres de racismo, depois de ter sido algemado após uma perseguição das autoridades, quando surgia de carro com a mulher e o filho de três meses
- Revista de Imprensa
“Tenho de ensinar ao meu filho que ser negro é crime”. Companheira do atleta português é velocista e critica a polícia
Bianca e o companheiro, o português Ricardo dos Santos, ambos atletas, foram mandados parar pelas autoridades policiais de Londres. Bianca chegou a ser algemada diante do filho, que estava dentro do carro. O incidente está a ser investigado
- Atualidade
Atleta português Ricardo dos Santos acusa polícia de Londres de racismo: "Atiraram-me contra a parede e disseram-me que cheirava a canábis"
Recordista nacional dos 400 metros foi imobilizado pela polícia com a mulher, a também atleta britânica Bianca Williams, depois de ser mandado parar numa rua de Londres. O filho de ambos, de três meses, estava também no carro. Atleta do Benfica diz que a situação é recorrente desde que conduz um carro de gama mais alta e quer processar a polícia londrina