Tribuna Expresso

Perfil

Automobilismo

O motard Toby Price ganha o Dakar - com uma mão partida

O australiano foi a grande figura desta competição

Lusa

Carlos Jasso

Partilhar

O australiano Toby Price (KTM), nas motas, e o qatari Nasser Al-Attiyah (Toyota), nos carros, venceram hoje a edição de 2019 do rali todo-o-terreno Dakar, após a 10.ª e última etapa, que terminou em Lima.

Toby Price, de 31 anos, apesar de lesionado no pulso direito, impôs-se hoje nos 112 quilómetros cronometrados da derradeira tirada e voltou a vencer a prova que tinha conquistado em 2016, naquele que foi o 18.º triunfo consecutivo da KTM, com 9.13 minutos de avanço sobre o austríaco e seu companheiro de equipa Matthias Walkner.

Nos carros, Al-Attiyah, que liderou praticamente todo o rali, somou o seu terceiro triunfo, depois de ter vencido a prova em 2011 e 2015, à frente do espanhol Nani Roma (Mini) e do francês Sebastien Loeb (Peugeot), nove vezes campeão do mundo de ralis, segundo e terceiro classificados, respetivamente.

O piloto natural do Qatar assegurou o primeiro título à Toyota, na oitava participação da marca japonesa, ao terminar no 12.º lugar a última etapa, a 9.01 minutos do espanhol Carlos Sainz (Mini), vencedor no ano passado, que se impôs em 1.20.01 horas.