Bruno Lage já não é treinador do Benfica
Depois de uma série de maus resultados e da perda da liderança da Liga, Bruno Lage deixa o Benfica
29.06.2020 às 20h34

PATRICIA DE MELO MOREIRA
Partilhar
Luís Filipe Vieira não foi taxativo na conferência de imprensa, mas fonte oficial do Benfica garantiu à Tribuna Expresso que o presidente dos encarnados aceitou o pedido de demissão do treinador Bruno Lage após a derrota inesperada na Madeira, com o Marítimo (0-2). Assim, pouco mais de um ano depois de ter assumido a liderança do Benfica, e de ter conquistado o campeonato nacional de 2018/19, Bruno Lage deixa o clube da Luz.
Foram 76 jogos - 51 vitórias, 12 empates e 13 derrotas - a orientar a equipa principal do Benfica, depois de 15 partidas pela equipa B, já que Bruno Lage só assumiu o cargo a 3 de janeiro de 2019, depois de Rui Vitória abandonar o clube, então com o FC Porto a liderar a Liga.
Esta época, o Benfica já atravessa uma má fase antes da paragem devido à pandemia de covid-19, depois de exibições pouco consistentes e de uma derrota frente aos portistas, em fevereiro, que marcou o início do declínio de resultados, também ressalvado pela eliminação da Liga Europa, frente ao Shakhtar Donetsk.
Nos 12 jogos que sucederam ao clássico perdido no Dragão, o Benfica contabilizou quatro derrotas, seis empates e apenas duas vitórias - tendo entretanto deixado o FC Porto isolar-se na liderança do campeonato, com mais três pontos, à 28ª jornada.
Nos cinco jogos após a retoma da prova, a equipa de Bruno Lage somou exibições desapontantes, tendo empatado com Tondela (0-0) e Portimonense (2-2), vencido o Rio Ave (2-1) e perdido com o Santa Clara (4-3) e Marítimo (0-2).
Bruno Lage tinha renovado contrato com o Benfica em dezembro de 2019, até 2024, e tinha uma cláusula de rescisão de 20 milhões de euros.
Recorde-se que, a 1 de junho, Luís Filipe Vieira tinha garantido, em entrevista à BTV, que Bruno Lage iria continuar no Benfica, independentemente do desfecho da época 2019/20. "O Jorge Jesus, quando veio para o Benfica, ganhou o primeiro título e depois perdeu três seguidos. As críticas eram constantes. Mesmo a ganhar campeonatos, havia sempre críticas. O Bruno Lage, que eu conheço perfeitamente, fez um trabalho fantástico contra todas as expetativas que as pessoas podiam ter no ano passado, com grandes registos na história do Benfica. Estou ano começou bem, depois sucedeu um percalço a sério – perdemos 7 pontos. Estou satisfeito com o trabalho dele, mas é normal a contestação, é o lado emocional. Eu compreendo, mas deste lado também não posso reagir a quente nem emocionalmente. Bruno Lage é o treinador do Benfica, o ideal para o projeto que temos. Vai continuar, independentemente de ser campeão. O Bruno Lage é dedicado, tanto ele como a sua equipa trabalham o dia todo, chegam de manhã e saem à noite, são muito metódicos, temos tido um crescimento muito grande em todos os sentidos."
Relacionados
- Benfica
Bruno Lage: "Tenho sentido apoio de toda a gente e todos querem que eu tenha sucesso no Benfica. De todos: jogadores, presidente, direção"
Treinador do Benfica falou a Sport TV após a derrota com o Marítimo por 2-0
- Benfica
Pizzi: "Não há explicação, parece que tudo nos acontece. Mas não é por esta situação que o mister Bruno Lage é o pior do Mundo"
Capitão do Benfica falou da derrota com o Marítimo no final do encontro
- Atualidade
Sindicato dos Jornalistas exige que Bruno Lage apresente provas ou então se "retrate publicamente"
O sindicato quer ainda que o Benfica se demarque das declarações do treinador, que no final do jogo com o Santa Clara acusou os jornalistas de receberem "almoços, jantares e viagens" para promoverem outras pessoas para o seu lugar
- Benfica
Lage: "Fico a pensar quem é que vos anda a pagar almoços e jantares ou algumas viagens para entrar aqui no meu lugar"
Treinador do Benfica critico para os jornalistas após a derrota em casa frente ao Santa Clara por 4-3
- Benfica
É possível que o Benfica tenha perdido o título e é provável que Bruno Lage esteja perdido
Bruno Lage acusou os jornalistas de serem pagos em jantares e viagens por alguém para “promover” outro alguém que ele não disse quem, mas especificando porquê. Uma teoria conspirativa construída em direto. A colorida semântica do futebol português já nos trouxe escatologias e metáforas duvidosas, portanto todos concordamos ter ouvido subtilezas piores antes; o surpreendente, aqui, foi o protagonista. E isto quer dizer alguma coisa
- Análise
Erros coletivos a defender, a atacar e nas bolas paradas: a análise ao Benfica de Bruno Lage
O analista Tiago Teixeira explica os erros cometidos pelo Benfica frente ao Santa Clara, que já são recorrentes nos jogos da retoma da Liga portuguesa
- Benfica
Como gerir um jogo em vantagem: um manual a não seguir
Erros individuais e incapacidade de controlar com bola quando se vê a ganhar: é isto o Benfica do pós-pandemia. Depois de ter feito o mais complicado, virar um 1-2 para um 3-2, o Benfica mais uma vez não soube gerir uma vantagem e uma defesa em pânico deixou o Santa Clara partir a vitória (4-3) num jogo de loucos em que os encarnados somaram o 5.º jogo consecutivo sem vencer na Luz