Tribuna Expresso

Perfil

Benfica

Saco Azul: Soares de Oliveira também é arguido, Benfica diz que investigação debruça-se sobre €600 mil

Benfica diz que Luís Filipe Vieira e Domingos Soares de Oliveira são arguidos enquanto representantes legais da Benfica SAD e da Benfica Estádio

Diogo Cavaleiro

João Lima

Partilhar

Afinal são quatro os arguidos no processo que investiga um possível crime de fraude fiscal praticado pelo Benfica. Além da SAD, da Benfica Estádio e de Luís Filipe Vieira, a investigação, conhecida como “Saco Azul”, também levou à constituição de arguido do administrador financeiro, Domingos Soares de Oliveira.

Segundo a SAD do Sport Lisboa e Benfica, tanto Vieira como Soares de Oliveira foram constituídos arguidos por “serem representantes legais daquelas sociedades”, de acordo com o comunicado enviado esta terça-feira à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

A Procuradoria-Geral da República tinha confirmado ao Expresso esta terça-feira de tarde que havia três arguidos (uma pessoa singular e duas coletivas) mas o Benfica avança agora que são quatro. Na segunda-feira, dia em que Vieira foi constituído arguido, Soares de Oliveira estava a apresentar ao mercado os resultados da emissão de obrigações, que permitiu ao clube financiar-se em 50 milhões de euros.

De acordo com o mesmo comunicado – que foi divulgado horas depois de o regulador do mercado de capitais suspender a negociação das ações do Benfica à espera de informação relevante –, a constituição destes quatro arguidos deve-se à “alegada prática de um crime de fraude fiscal qualificada, por se entender que aquelas sociedades obtiveram nos anos 2016 e 2017 uma vantagem patrimonial indevida”.

A essa vantagem “está associada uma possível contingência fiscal calculada pela Autoridade Tributária no valor total aproximado de €600.000”, continua ainda a mesma nota.

A divulgação desta informação ocorre no dia em que o Benfica impediu que fosse entregue o título de campeão nacional ao Futebol Clube do Porto já esta terça-feira. Contudo, os portistas podem sagrar-se campeões quarta-feira, caso somem um ponto frente ao Sporting (21h30, SportTV1).