Tribuna Expresso

Perfil

Benfica

Eleições do Benfica em direto. Luís Filipe Vieira reeleito presidente com 62,59% dos votos

Luís Filipe Vieira, presidente em exercício há 17 anos, foi reeleito para um sexto mandato pela margem mais reduzida de sempre. João Noronha Lopes teve 34,71% dos votos e Rui Gomes da Silva acabou com 1,74%. Registou-se a maior participação da história dos atos eleitorais do Benfica, com pelo menos 38.102 sócios votantes, número que bateu o anterior recorde, de 2012. Acompanhe ao minuto na Tribuna Expresso

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

Partilhar

02h55: Segue-se agora o discurso vitorioso de Luís Filipe Vieira, que sobe ao palanque para se dirigir aos órgãos sociais do clube e aos jornalistas presentes - e, claro, aos benfiquistas

Na hora da vitória, o discurso de Vieira: "A partir de agora não há vencedores, nem vencidos"

O presidente eleito leu um discurso perante os órgãos sociais do clube e dos jornalistas, congratulando-se com a organização do ato eleitoral e deixando também algumas críticas

2h48: João Noronha Lopes também já reagiu aos resultados e, na sua sede de campanha, fez o discurso da derrota. O candidato acabou com 34,71% dos votos.

João Noronha Lopes: "Fizemos tudo para mostrar que é possível lutar por um Benfica diferente, mais próximo da sua essência e mais ambicioso"

No discurso da derrota, o candidato da Lista B, que terminou no segundo lugar com 34,71% dos votos, disse que "a semente de um Benfica novo está plantada" e pediu "a todos os jovens que conservem a esperança" para serem "opções para um futuro assente em transparência, credibilidade e ambição". E revelou que tem um compromisso com a família de que esta seria a única eleição a que se iria candidatar, mas "vamos ver"

2h40: Rui Gomes da Silva foi o primeiro candidato a falar e assumiu o mau resultado. O advogado recolheu pouco mais de 1,6% dos votos.

Rui Gomes da Silva: "Houve uma bipolarização eleitoral e assumo pessoalmente este resultado"

O advogado e antigo vice-presidente de Vieira reconheceu o resultado pesado nas eleições do Benfica, em que recolheu apenas 1,64% dos votos

2h26: Seguir-se-á a cerimónia de investidura no pavilhão da Luz, onde já se encontra Luís Filipe Vieira.

2h15: Luís Filipe Vieira foi reeleito para um sexto mandato como presidente do Benfica com a margem mais reduzida desde que ocupa o cargo. Eis, para já, os resultados das eleições anunciados por Virgílio Duque Vieira:

Luís Filipe Vieira (Lista A): 471.660 votos (62,59%)
João Noronha Lopes (Lista B): 261.574 votos (34,71%)
Rui Gomes da Silva (Lista C): 12.341 votos (1,74%)

Votos em branco: 8.003 (1,6%)

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

2h01: Ao fim de quase 18 de horas de ato eleitoral, esta maratona está quase a terminar. A "BTV" acabou de anunciar que os resultados deverão ser conhecidos "a qualquer instante".

via GIPHY

01h51: À BTV, Virgílio Duque Vieira, presidente da MAG, disse que irá anunciar os resultados pouco depois das duas horas da manhã. Entretanto, Luís Filipe Vieira, presidente em exercício, entrou no Estádio da Luz depois de ter estado a acompanhar o ato eleitoral a partir da sua residência.

01h35: Paulo Lopes, presidente da Casa do Benfica do Seixal, justifica o atraso na contagem de votos. “Ainda há 40 pessoas que faltam votar. Eu próprio fui contactado de vários lugares, Almada, Algueirão Mem-Martins, para virem aqui votar. Votaram cerca de 1410 sócios até agora, mas ainda vai demorar meia-hora, se calhar menos. Quando isto terminar, as urnas serão seladas e alguma empresa de segurança a levará”, disse Paulo Lopes à RTP3.

1h16: A imagem em baixo mostra os números mais recentes de sócios votantes, consoante a sua faixa etária. Os dados são públicos e estão presentes no site oficial do Benfica.

1h13: As urnas no pavilhão n. 2 do Estádio da Luz já encerraram, todos os sócios que lá estavam para votar exerceram fizeram-no, mas o ato eleitoral ainda não terminou, porque ainda existem filas (pelo menos) na Casa do Benfica do Seixal, onde chegaram-nos relatos de que também se demorou entre duas a três horas para se votar.

00h47: Guardem os 😴, porque ainda há pessoas em filas de voto e a contagem oficial de votantes continua a aumentar. O Benfica atualizou o número e já 37.610 sócios participaram nestas eleições.

00h17: Mais de duas horas após o encerramento das filas, ainda há sócios do Benfica à espera de votar no Estádio da Luz. Até agora, 36.212 votantes já participaram no ato eleitoral.

23h23: Na sede de campanha de João Noronha Lopes, Isaías, ex-jogadores dos encarnados, sublinha a confiança da Lista B.

“Estamos confiantes porque estamos a ver que os sócios estão a aderir à votação, já se atingiu o recorde de votação. Eu penso que os sócios querem mudança se não não tínhamos atingido esse número recorde de votação. Até ao momento da contagem de votos a expectativa vai ser muito grande", sublinha.

“A direção passada fez coisas maravilhosas pelo Benfica mas nos últimos quatro anos realmente deixou muito a desejar. O projeto do João vai voltar a trazer o Benfica aos grandes cenários europeus. O Benfica hoje é um gigante adormecido e nós queremos acordar esse gigante”.

22h53: Nuno Gomes, na fila para votar até ao fim e ainda com tempo para calar internautas mal-intencionados.

22h46: Rui Gomes da Silva, em entrevista à RTP3, assume "desconfiança total" do voto eletrónico, mas garante que não irá pedir "a recontagem dos votos". Diz que toma esta posição em nome da estabilidade do Benfica, acusa, por outro lado, a lista B, de Noronha Lopes, de não querer ter unido listas nesta campanha eleitoral. "Achavam que eram os senhores do mundo". Rui Gomes da Silva diz, aliás, que Noronha Lopes inviabilizou uma posição comum a tomar relativamente ao voto electrónico. Esta recusa ocorreu ao longo de três meses, em várias reuniões, a última das quais há dois dias, na segunda-feira.

22h41: Na BTV sublinha-se que o último votante não deverá entrar no Pavilhão n.º2 da Luz antes da meia-noite...

22h37: Nova contagem anunciada no site do Benfica fala já em 34.783 votantes nas eleições do clube. De recordar que as filas já estão encerradas, mas ainda há muitas centenas de pessoas à espera para votar.

22h00: Estão encerradas não as urnas mas as filas para a votação nas eleições do Benfica. A noite, essa, ainda vai ser longa, muito longa.

21h36: Faltam pouco mais de 20 minutos para a hora oficial de fecho das urnas e a mais recente atualização dá conta de 33.077 votantes, mais coisa, menos coisa, mais 10 mil sócios do que o anterior recorde, nas eleições de 2012.

20h55: É esta a enorme diferença entre votantes no género masculino e género feminino. Os números são do site do Benfica.

20h39: Nova atualização de números no site do Benfica e já mais de 30 mil sócios exerceram o seu direito ao voto. Exatamente 30.233 votantes. O recorde de afluência continua a aumentar. Falta pouco mais de uma hora para o fecho das urnas, mas as filas no Estádio da Luz continuam a ser longas.

20h11: Quanto à possível hora para sabermos dos resultados das eleições, é aconselhável recorrer ao sofá mais confortável lá de casa, pelas palavras expectáveis do presidente da Mesa da Assembleia-Geral: "Não sei exatamente a hora, porque depende das pessoas que serão, toda a gente que estiver aqui às 22h, naturalmente que vai votar, como não poderia deixar de ser".

20h07: Virgílio Duque Vieira abordou, igualmente, a alegada possibilidade em pessoas não sócias do Benfica conseguirem aceder ao sistema de voto eletrónico e submeterem um voto: "Se alguém entrar no sistema, e poderá porventura, não consegue votar. Ninguém consegue votar e daí a segurança do sistema"

"Qualquer sócio do Benfica pode usar os meios legais ao seu dispor para o que bem entender. Se não confia no sistema - que a MAG entender ser sério, eficiente e garante de confidencialidade -, tem os mecanismos legais para poder questionar a situação. Só espero que continue a correr bem como tem corrido até agora: com grande civismo e grande espírito benfiquista. O Dr. Noronha Lopes fará o que entender."

20h02: O presidente da Mesa da Assembleia-Geral respondeu, depois, a algumas questões dos jornalistas, que lhe pediram para esclarecer o sistema de voto eletrónico, do voto em papel e a futura contagem dos votos, ao que o dirigente aproveitou para "esclarecer" algumas dúvidas levantadas pelas candidaturas de João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva:

"A MAG, nos termos estatutários, optou, à semelhança dos três ou quatro últimos atos eleitorais, optou pelo voto eletrónico, que é um sistema sério, rigoroso, fidedigno, perfeitamente auditável e, sobretudo, garante a confidencialidade. Algumas candidaturas puseram em questão a contagem dos votos em papel, votos que foram uma exigência da própria MAG, porque, se algum sócio entender que o sistema de voto eletrónico não é rigoroso, é sempre possível tirar a situação a limpo no voto em papel.

Mas é no voto eletrónico que vamos apostar, confiamos nele e é nele que vamos promulgar os resultados da lista vencedora. As urnas não serão abertas, serão seladas em frente dos representantes e com os delegados das candidaturas presentes nas 24 delegações e aqui. Já houve para aí alguma desinformação. As urnas são fechadas e seladas e transportadas por uma empresa de guarda de valores, que as reterá à sua guarda durante, pelo menos, seis meses.

Não vou ainda revelar quem é a empresa por uma questão de segurança."

19h57: O presidente da Mesa da Assembleia-Geral do Benfica, compareceu perante os jornalistas presentes à porta do pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz para, entre outras coisas, garantir que os dirigentes lá ficarão "as horas que forem precisas para que os sócios possam exercer, livremente, o seu direito de voto" - falando, em específico, para "quem estiver na fila para votar, mesmo fora do pavilhão".

Virgílio Duque Ferreira elogiou também o ato eleitoral, que "mobilizou toda a nação benfiquista com uma expressão clara e absoluta em todo o território nacional, e também no estrangeiro.

19h36: O número está a aproximar-se dos 30 mil. A mais recente atualização no site do Benfica deu conta de que 27.417 sócios já votaram nas eleições, a mais de duas horas do fecho das urnas. O recorde foi batido e continua a engordar.

19h16: Por fim, Rui Gomes da Silva votou e assim já os três candidatos à presidência do Benfica exerceram o seu direito de voto.

Quando se afastou da urna, o candidato falou à "BTV", embora apenas lhe tenha sido colocado uma pergunta, à qual respondeu, também, sucintamente: "De alguma maneira, contribui para esta votação, para esta afluência às urnas e para esta discussão. Lançando um projeto alternativo à atual direção do Benfica, em função daquilo que conheço, do que sei que é o Benfica e do que acho que os sócios querem para o futuro do Benfica".

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

19h03: Bom, recapitulando, o único candidato cujo voto ainda está em falta é Rui Gomes da Silva, que está há mais de duas horas na fila. As urnas têm encerramento marcado para as 22h, mas não será bem assim - essa é a hora em que, na prática, as filas que ainda existam deixarão de aceitar mais pessoas, mas quem já lá estiver terá a possibilidade de votar. Portanto, o ato eleitoral ainda poderá estar a decorrer às 22h.

18h38: O Benfica acabou de confirmar o que se adivinhada há horas: 24.589 sócios já tinham submetido o seu voto até às 18h21.

É um novo recorde na história das eleições presidenciais do clube, batendo o recorde fixado em 2012, quando 22.676 sócios acorreram às urnas para então eleger Luís Filipe Vieira para um quarto mandato (concorreu contra Rui Rangel).

18h03: Manuel Damásio, antigo presidente do Benfica, defendeu que Luís Filipe Vieira deve cumprir mais um mandato como presidente e ter assim uma "saída digna" depois do que fez pelo clube. "Temos de dar valor às pessoas que, em alturas de grandes dificuldades, lutaram pelo clube. Luís Filipe Vieira merece uma saída digna e estamos todos a apoiá-lo", disse, depois de ter votado, escreveu a "Lusa".

Sobre as outras listas que se apresentaram a estas eleições, Manuel Damásio elogiou alguns dos seus membros pela sua competência, mas lembrou que se hoje o Benfica é "apetecível" o deve ao atual presidente, Luís Filipe Vieira. "O Benfica está diferente e por isso temos de dar valor a quem tornou o Benfica diferente e apetecível", disse o membro da comissão de honra de Vieira.

Quanto às acusações da candidatura de Noronha Lopes sobre irregularidades no processo de votação eletrónica, Damásio desvalorizou-as e recordou que "a história do Benfica é rica em democracia". "Respeito as outras candidaturas, mas hoje não vêm trazer nada de novo ao Benfica. Luís Filipe Vieira merece estes quatro anos e sair sem ser empurrado", defendeu Manuel Damásio.

17h52: Rui Gomes da Silva ainda se encontrará na fila para entrar no pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Será o último candidato a votar e, tal como João Noronha Lopes, está a aguardar a sua vez. O mesmo não aconteceu com o presidente Luís Filipe Vieira, que teve entrada direta no pavilhão.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

17h39: Eis o número de sócios votantes por faixa etária, segundo a mais recente atualização disponível no site do Benfica:

17h29: Pela filas que ainda se veem no Estádio da Luz, mais os sócios que ainda deverão acorrer às Casas do Benfica espalhadas pelo país, já se pode dar como certo, tendo em conta a mais recente atualização dos números: já votaram 21.738 sócios.

Faltam menos de mil para se atingir o recorde, que está nos 22.676, de 2012.

17h22: Rui Gomes da Silva, candidato da Lista C, encaminha-se para o Pavilhão n.º 2 do Estádio da Luz. Será o último a exercer o seu direito de voto.

16h59: O ex-jogador Vítor Paneira, mandatário do candidato Noronha Lopes, disse à Agência Lusa que a lista B tem conhecimento de que há intrusões no sistema de voto eletrónico. "Este sistema cria-nos fortes dúvidas. Há indícios de que há pessoas a entrarem no sistema que nem sócios são. Por isso, temos algumas dúvidas", disse. "O que queremos é que haja transparência. Para haver verdade nestas eleições, é preciso que haja comparação entre o voto eletrónico e o voto físico. É isso que todos os benfiquistas querem e é isso que deve acontecer pela verdade".

Recorde-se que a Tribuna Expresso falou com o programador informático João Pina, que revelou que há fragilidades na plataforma de voto eletrónico, que permitem que não sócios acedam a sessões de voto dos sócios.

Eleições Benfica: sistema de votação eletrónica permite a não sócios aceder aos boletins

O programador informático João Pina falou à <strong>Tribuna Expresso</strong> das fragilidades da plataforma de voto eletrónico nas eleições do Benfica, que permitem que não sócios acedam a sessões de voto dos sócios, sendo para já uma incógnita se houve de facto submissão de votos por terceiros. Por outro lado, o sistema de votação eletrónica nas primeiras horas bloqueava endereços de IP nacionais e apenas permitia votos submetidos de IP estrangeiros. João Pina indica que o sistema estava a bloquear IP dos Açores "e a impedir sócios de votar"

16h58: David Pontes, presidente da Casa do Benfica de Grândola, disse à "BTV" que a afluência "tem sido significativa" e já "à volta de 400 sócios" votaram, algo que o dirigente considerou "uma prova do benfiquismo que existe no país". À Tribuna Expresso chegaram alguns relatos de sócios que abandonaram as filas de espera no Estádio do Luz para rumarem à cidade alentejana e lá exercerem o seu direito de voto.

16h37: O site do Benfica fez mais uma atualização dos números: já 18.904 sócios exerceram o seu direito de voto. Tudo parece apontar para que seja batido o recorde de votantes num ato eleitoral do clube, que foi fixado nos 22.676 em 2012. Os comentadores da "BTV" falam da possibilidade de superar a barreira dos 30 mil.

16h25: Luís Filipe Vieira já votou: "Montámos uma grande logística. Este é um clube democrático e é uma lição de civismo. No fim logo se vê o que vai acontecer. É a grandeza do Benfica."

ANTÓNIO PEDRO SANTOS/LUSA

16h20: Vota agora o sócio número 1 do Benfica, Emílio Andrade Júnior, que é sócio desde 1934 e que se emociona após colocar o seu voto.

16h15: Luís Filipe Vieira já está no pavilhão da Luz e não teve de aguardar nas (enormes) filas que ainda se formam. Regalias de ser presidente do clube.

15h50: Aproxima-se a hora marcada para o voto de Luís Filipe Vieira, mas ainda não há sinal do presidente. Neste momento Jorge Jesus está a falar na conferência de imprensa de antevisão do Standard de Liège.

15h22: Recorrendo aos números das últimas eleições no Benfica, é praticamente certo que hoje irá ser batido o recorde de votos:

2020 (ainda em atualização): 16072
2016: 13257
2012: 22676
2009: 20672
2006: 7486
2003: 12751
2000: 21804

Recorde-se que os sócios podem votar até às 22h.

15h22: Sete horas depois do início do ato eleitoral, o número de votantes já é muitíssimo superior ao total de 2016 (que foi 13257): 16072 (5047 no Estádio da Luz).

15h05: O momento cringe/awkard do dia vem da BTV (que, recorde-se, está em sinal aberto no dia de hoje): num direto da Casa do Benfica de Viseu, o jornalista da BTV questiona um sócio sobre a importância das eleições. Resposta do sócio: "Não deve ter importância nenhuma, já que na BTV vocês nunca fizeram nada sobre as eleições".

Uma crítica clara ao facto de a BTV não ter acompanhado as campanhas dos candidatos nem ter promovido qualquer debate entre elas.

15h05: Recorde-se que Luís Filipe Vieira irá votar às 16h e Rui Gomes da Silva às 16h30, de acordo com informações prestadas por ambas as candidaturas.

14h55: João Noronha Lopes já votou e falou à BTV, no local, em direto (recorde-se que a BTV está hoje em canal aberto): "Este é o ato mais importante da vida do clube, é um ato que tem de ser democrático e livre. Não podem recair quaisquer dúvidas sobre este ato. Tem de haver uma contagem do voto físico".

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

14h52: João Noronha Lopes já está dentro do pavilhão da Luz e irá ser o primeiro candidato a votar.

14h42: Continuam as filas para votar no Estádio da Luz. A esta hora, já foi superado o número de votantes do último ato eleitoral, assegura o Benfica. Em 2016, votaram 13257 sócios, hoje já votaram 13408 e a votação só encerra às 22h00.

ANTÓNIO PEDRO SANTOS

14h25: Já votaram 13408 sócios do Benfica, 12055 dos votos são do sexo masculino e 1353 do sexo feminino.

13h50: Jorge Jesus já votou, na Casa do Benfica no Seixal, e à saída disse estar focado no jogo de amanhã com o Standard de Liège, na Luz, e que este acto eleitoral "é outra coisa".

13h25: Mais de 11071 pessoas já votaram para as eleições presidenciais do Benfica. Destes votos, 1814 foram registados na Europa, 75 na América do Norte, 54 em África, 16 na América do Sul e 10 na Oceânia.

13h: André Almeida acabou de entrar na Casa do Benfica, no Seixal, para votar.

12h40: Até ao momento os sócios com mais de 65 anos são os que mais têm exercido o seu direito de voto (2363), em contraste com os mais novos. Até agora foram contabilizados apenas 576 votos dos sócios dos 18 aos 24 anos. Nas faixas etárias dos 25 aos 34 anos e dos 55 aos 64 anos o número de votantes é semelhante, 1262 e 1282, respetivamente. Dos 45 aos 54 anos já votaram 1361, enquanto dos 35 aos 44, votaram 1860.

12h31: Toni, antigo jogador, treinador e diretor desportivo do Benfica, votou e disse: “O Benfica já está a ganhar com esta afluência. Espero que depois dos resultados haja só um Benfica e não três”.

12h15: Nova atualização. Já votaram 8733 sócios, 2491 no Pavilhão Nº2 do Complexo Desportivo do Estádio da Luz. As urnas fecham às 22h e em perspetiva, face aos números até já contabilizados, está a possibilidade de ser batido o recorde de participação em eleições presidenciais. Em 2012, houve 22.676 votantes no sufrágio que elegeu Luís Filipe Vieira; em 2000, 21.804 sócios entraram no ato eleitoral que consagrou Manuel Vilarinho e derrotou João Vale e Azevedo.

11h53: O site do Benfica dá conta de “filas intermináveis no Estádio da Luz, que ilustram a vitalidade do Sport Lisboa e Benfica”.

11h35: João Noronha Lopes diz que vai "desfrutar da noite com a família" e que se vencer esta eleição a primeira medida a tomar é "falar com as pessoas, conhecer os cantos a casa". Sobre a possibilidade de não ser conhecido ainda hoje o nome do novo presidente do Benfica, caso haja pedido de recontagem de votos, o gestor diz "que em circunstâncias normais hoje será conhecido o presidente do Benfica".

Sobre a polémica Bernardo Silva vs. Vieira, Noronha Lopes elogiou o jogador: “O Bernardo é um benfiquista como nós. Não recebe lições de benfiquismo de ninguém. É alguém que admiramos, que torce pelo Benfica no estrangeiro, que sofre como nós e fez a sua declaração [criticando duramente a gestão de Luís Filipe Vieira]. E eu respeito o Bernardo pela sua dedicação e principalmente pelo seu benfiquismo”.

11h30: Noronha Lopes faz um apelo ao voto. "As urnas estão abertas até às 10 da noite. Nunca foi tão importante votar. Estamos a um dia de mudar o destino do Benfica. Nunca estivemos tão perto". Sobre a polémica à volta do voto electrónico, o candidato da lista B diz: "Temos dirigido um conjunto de perguntas construtivas ao presidente da mesa da AG, nomeadamente relativamente ao voto eletrónico. As urnas têm de ser abertas os votos físicos têm de se contados". E avisa: "Os meus delegados não sairão de perto das urnas enquanto o voto físico não for contado. Estamos com uma mobilização extraordinária. Os benfiquistas querem que estes votos sejam importantes e para aqueles que não concordam com a gestão de Vieira estamos muito perto".

11h19: De 3.734, o número quase duplicou para 6.101 sócios que já votaram nestas eleições presidenciais, em pouco mais de uma hora. Obviamente, o Pavilhão nº 2 do Estádio da Luz mantém-se como o lugar mais concorrido (1.803 votos); seguem-se as urnas colocadas nas casas do Benfica do Montijo (210), Seixal (193) e Algueirão-Mem Martins (183). Lá fora, Europa lidera no número de votos sócios votantes (1.131); depois vêm a América do Norte (28), África (24) e Ásia (14).

11h07: Rui Pinto, o alegado hacker criador da plataforma Football Leaks, que se encontra a ser julgado, insinua que as eleições do Benfica podem estar a ser manipuladas de forma a eleger Luís Filipe Vieira. Em causa, o sistema eletrónico de votação.

11h05: Recorde as votações mais participadas da história do Benfica: em 2012, houve 22.676 votantes no sufrágio que elegeu Luís Filipe Vieira; em 2000, 21.804 sócios entraram no ato eleitoral que consagrou Manuel Vilarinho e derrotou João Vale e Azevedo.

10h56: Mais informação útil: dos 3.734 sócios que já votaram, 864 são do estrangeiro, grande parte da Europa (811); África (16), América do Norte (11), América do Sul (5), Ásia (9) e Oceânia (3), compõem o ramalhete.

10h50: Um pequeno perfil demográfico dos 3.734 votantes:
18-24 anos: 285 sócios
25-34: 652
35-44: 901
45-54: 676
55-64: 500
65+: 703
3363 homens, 371 mulheres.

10h48: Este é o vídeo que os apoiantes de Noronha Lopes partilham insistentemente nas últimas horas: o discurso de encerramento da campanha proferido por Vítor Paneira, mandatário da candidatura.

10h47: Algumas Casas do Benfica manifestaram os seus sentidos de voto: Oleiros e Alcácer do Sal para Luís Filipe Vieira; Pombal para Noronha Lopes.

10h15: O Benfica informa que já votaram 3734 eleitores do Benfica, no total, 1772 dos quais no Pavilhão nº 2 do Complexo Desportivo do Estádio da Luz.

09h35: Um bocadinho de história de Benfica, recuperando todos os presidentes do clube, da sua fundação até ao dia de hoje: José Rosa Rodrigues (1904-1906), Januário Barreto (1906), Luís Carlos de Faria Leal (1906-1908), João José Pires (1908-1910), Alfredo Alexandre Luís da Silva (1910-1911), António Nunes de Almeida Guimarães (1911), José Eduardo Moreira Sales (1912), Alberto Lima (1913-1915), José Antunes dos Santos Júnior (1915-1916), Félix Bermudes (1916-1917), Nuno Freire Themudo (1916-1917), Bento Mântua (1917-1926), Alberto Silveira Ávila de Melo (1926-1930), Félix Bermudes (1930-1931), Manuel da Conceição Afonso (1931-1932), Vasco Rosa Ribeiro (1933-1936), Manuel da Conceição Afonso (1936-1938), Júlio Ribeiro da Costa (1938-1939), Augusto da Fonseca Júnior (1939-1944), Félix Bermudes (1945), António Afonso da Costa e Sousa (1945-1946), Manuel da Conceição Afonso (1946), João Tamagnini de Sousa Barbosa (1947-1948), Mário Lampreia de Gusmão Madeira (1949-1951), Joaquim Ferreira Bogalho (1952-1956), Maurício Vieira de Brito (1957-1961), António Mundrunga (1962-1963), Adolfo Vieira de Brito (1964), António Catarino Duarte (1965), José Ferreira Queimado (1966), Adolfo Vieira de Brito (1967-1968), Duarte António Borges Coutinho (1969-1976), José Ferreira Queimado (1977-1980), Fernando Martins (1981-1987), João Maria dos Santos Júnior (1987-1992), Jorge Artur Rego de Brito (1992-1994), Manuel Damásio Soares Garcia (1994-1997), João A. de Araújo Vale e Azevedo (1997-2000), Manuel Lino Rodrigues Vilarinho (2000-2003), Luís Filipe Ferreira Vieira (2003-?).

Luís Filipe Vieira é o presidente que esteve mais anos ininterruptos à frente do Benfica.

09h24: As urnas já estão abertas e esta quarta-feira os sócios do Benfica decidem qual o novo presidente do clube, que pode muito bem a continuar a ser o mesmo, Luís Filipe Vieira, ou então um destes dois concorrentes: João Noronha Lopes e Rui Gomes da Silva. O presidente em exercício lidera o SL Benfica há 17 anos e procura assegurar o sexto mandato consecutivo (leia mais aqui); Noronha e Rui Gomes da Silva insistem nos temas da transparência e da falta de opacidade para criticar Vieira (leia aqui).

Está previsto que João Noronha Lopes exerça o seu direito por volta das 11h, Luís Filipe Vieira às 16h e Rui Gomes da Silva às 16h30. Até agora, já votaram 1611 sócios - a informação é avançada pelo site oficial dos encarnados que especifica, também, os locais onde é possível votar.