Covid-19: Benfica tem novos 17 casos positivos e pede à DGS que se pronuncie sobre a Taça da Liga
Em comunicado, os encarnados revelam que os infectados estão entre staff, equipa técnica e jogadores
19.01.2021 às 9h41

Gualter Fatia/Getty
Partilhar
O Benfica procedeu a uma nova bateria de testes à covid-19 que resultou em 17 novos casos positivos, entre "elementos do staff, equipa técnica e jogadores". A informação foi comunicada pelos encarnados no site do clube que pede à DGS que se pronuncie sobre o facto de a equipa ir a jogo com o Sporting de Braga, na quarta-feira, em jogo a contar para a final four da Taça da Liga.
Recorde-se que o Sporting - Gil Vicente foi adiado em setembro, por decisão da ARS Norte, quando os gilistas registaram 15 casos positivos.
No total, o Benfica já registara os seguintes casos positivos entre jogadores: David Tavares, Svilar, Weigl, Darwin, Taarabt, Daniel dos Anjos (com sequelas cardíacas), Pizzi, Jardel, Gonçalo, Ramos, João Ferreira, Seferovic, Tiago Pinto, Gabriel e Cervi; Luca Waldschmidt é o mais recente e Everton e Gilberto entraram em isolamento por precaução. Entre o staff e equipa técnica, Tiago Pinto (diretor-geral que entretanto saiu para a AS Roma), Mário Monteiro (preparador físico), Márcio Sampaio (recuperador físico) e Ricardo Antunes (médico) já estiveram ou estão entre os infectados; Luisão está com sintomas, João de Deus, Pietra e Fernando Ferreira testaram positivo.
Leia o curto comunicado:
"O Sport Lisboa e Benfica comunica que, no decurso dos testes realizados desde sábado no Seixal, foram detetados 17 novos casos de COVID-19 entre staff, equipa técnica e jogadores. Perante estes dados, na defesa da saúde pública e da integridade física dos atletas envolvidos, o Benfica remete para a DGS a decisão de se apresentar em competição nos próximos 14 dias."
Quantos jogos em 14 dias?
O Benfica aponta aos 14 dias, o tempo tido como 'normal' para a recuperação da covid-19, e nessas duas semanas o clube encarnado tem os seguintes encontros: quarta-feira, dia 20, diante do Sp. Braga na meia-final da Taça da Liga; sábado, dia 23, a final da Taça da Liga se ultrapassar os minhotos; segunda-feira, dia 25, frente ao Nacional para a Liga e na quinta-feira, dia 28, frente ao BSAD, nos quartos de final da Taça de Portugal e, finalmente, no dia 31, um domingo, o dérbi com o Sporting, para a Liga.
Qual o número mínimo de jogadores?
A decisão para o cancelamento ou não dos jogos é da responsabilidade da Direção Geral de Saúde. Não especificando quantos dos 17 novos casos são jogadores, importa recuperar o que diz o ponto 1 da Lei 3 das Leis de Jogo. "nenhum jogo pode começar ou continuar se uma das equipas tiver menos de sete jogadores." No Protocolo de Retoma da Liga, aliás, o mesmo é referido: "em caso de jogadores com Covid-19 serão sempre aplicadas as leis de jogo, nomeadamente, a Lei 3 das Leis de jogo (n.º mínimo de 7 jogadores, 1 guarda redes e 1 capitão)".
Covid-19 Benfica: Diogo Gonçalves, Gilberto, Vertonghen, Waldschmidt e Grimaldo infectados
Relacionados
- Benfica
Covid-19 Benfica: Diogo Gonçalves, Gilberto, Vertonghen, Waldschmidt e Grimaldo infetados
Estão todos indisponíveis para jogar com o Braga, para a Taça da Liga, encontro a disputar esta quarta-feira em Leiria
- Benfica
Benfica: Luís Filipe Vieira infetado com covid-19 e assintomático
O presidente do Benfica testou positivo à covid-19, tal como cinco dos jogadores do clube e vários elementos do staff. A informação foi confirmada à Tribuna Expresso por fonte oficial dos encarnados
- Benfica
Covid-19 Benfica: DGS diz que não lhe cabe decidir sobre adiamento de jogos
A Direção-Geral de Saúde reage, assim, ao comunicado do Benfica que anunciou 17 casos positivos e pediu ao organismo que se pronunciasse sobre os próximos jogos que a equipa de futebol irá disputar. O primeiro é já na quarta-feira, com o Braga, para a Taça da Liga
- Crónica
O futebol testou positivo à covid-19
Luca Waldschmidt é o último caso positivo a saber-se no dia em que arranca a final four da Taça da Liga, já inevitavelmente manchada por acusações do FC Porto ao Sporting e uma resposta que levanta também questões: um erro laboratorial que já foi desmentido pela Unilabs. A pandemia comunicacional juntou-se à sanitária. Mas convém não perder a perspectiva: o que interessa é a saúde dos que foram, estão ou podem ficar infectados
- Benfica
Seferovic e a covid-19: “Dores de cabeça, no corpo, suores, quatro quilos perdidos. A minha mulher ainda não recuperou olfacto e paladar”
Em entrevista ao podcast "Ehrenrunde 21", o avançado do Benfica recorda os momentos mais complicados pelos quais teve de passar quando esteve infectado. E também sobre a exigência de um clube grande: "se não marcas, és devorado"
- FC Porto
FC Porto diz que Sporting "está a cometer um atentado à saúde pública" e ameaça "repensar a participação na final four da Taça da Liga"
Em comunicado, o FC Porto diz que a "antecipação em seis dias do fim do isolamento" de dois jogadores do Sporting, que o clube garante terem tido falsos positivos à covid-19 "é um crime público" e "incompreensível por ser cometido por um clube presidido por um médico"
- Sporting
Sporting diz que comunicado do FC Porto demonstra "irresponsabilidade, tacanhez e mesquinhez" e que laboratório "já reconheceu o erro"
Através de Miguel Braga, o seu diretor de comunicação, o Sporting deixou palavras duras ao rival de terça-feira na Taça da Liga, acusando o FC Porto de "pressões e ameaças públicas" e afirmando que o alegado erro que deixou Nuno Mendes e Sporar de fora já foi admitido pelo laboratório. "Temos provas e há alguém no Norte do país que quer que o Sporting continue a ser prejudicado", disse Miguel Braga
- Sporting
Mais um caso de covid-19 no Sporting: Tabata também está infetado
Depois de Nuno Mendes, Neto e Sporar, foi a vez de Bruno Tabata testar positivo à covid-19