Tribuna Expresso

Perfil

Ciclismo

Giro: João Almeida foi terceiro e continua em primeiro

Aconteceu na 5.ª etapa da Volta a Itália

Lusa

LUCA BETTINI/Getty

Partilhar

O português João Almeida (Deceuninck Quick-Step) reforçou hoje a liderança da Volta a Itália em bicicleta, ao terminar em terceiro lugar na quinta etapa da prova, vencida pelo italiano Filippo Ganna (INEOS).

Ganna, que já tinha vencido o contrarrelógio de abertura, cumpriu os 225 quilómetros entre Mileto e Camigliatello Silano em 5:59.17 horas, fazendo vingar a fuga do dia, à frente de um grupo de favoritos.

O austríaco Patrick Konrad (BORA-hansgrohe) foi segundo, a 34 segundos, enquanto Almeida cortou a meta em terceiro lugar e bonificou quatro segundos, consolidando a camisola rosa, com 43 segundos de vantagem para o segundo colocado, o espanhol Pello Bilbao (Astana), e 48 para o holandês Wilco Kelderman (Sunweb), terceiro da geral individual.

Na quinta-feira, a sexta etapa liga Castrovillari a Matera, ao longo de 188 quilómetros, apenas com uma contagem de subida de terceira categoria, numa chegada à cidade onde Acácio da Silva venceu a primeira das cinco tiradas conquistadas no Giro, em 1985.