Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Ciclismo

João Almeida vence Volta à Polónia e estreia-se a ganhar uma prova por etapas do World Tour

Aos 23 anos, o ciclista da Deceuninck-QuickStep vence a sua primeira prova da divisão máxima do ciclismo internacional. O último português a fazê-lo foi Rui Costa, em 2017, na Volta a Abu Dhabi

Lusa e Tribuna Expresso

Andrzej Grygiel/Getty

Partilhar

O ciclista português João Almeida (Deceuninck-QuickStep) venceu este domingo a Volta à Polónia, garantindo aos 23 anos o seu primeiro triunfo numa prova por etapas e numa prova do World Tour.

João Almeida, campeão nacional de contrarrelógio, saiu para a sétima e última etapa com 20 segundos de vantagem sobre o esloveno Matej Mohoric (Bahrain), que era segundo da geral, e concluiu a tirada, na 29.ª posição, com o mesmo tempo do vencedor, o holandês Julius van den Berg (EF Education – Nippo), que cronometrou 02:58.46 horas.

O ciclista português, que venceu duas das sete etapas da Volta à Polónia, nas suas primeiras vitórias em tiradas, conclui a prova com o tempo de 26:15.53 horas, com 20 segundos de vantagem sobre o esloveno Matej Mohoric (Bahrain) que foi segundo, e 27 em relação ao polaco Michal Kwiatkowski (INEOS).

João Almeida, que a partir de 2022 vai representar a UAE Emirates, sucede no palmarés da Volta à Polónia ao belga Remco Evenepoel (Deceuninck-Quick Step). Desde 2017 que um português não vencia uma prova do World Tour, a divisão máxima do ciclismo mundial, quando Rui Costa ganhou a Volta a Abu Dhabi.