Silas entregou 7 mil máscaras e 800 toucas ao hospital Garcia de Orta
O ex-treinador do Sporting é apontado pelo hospital Garcia da Orta, em Almada, como um "exemplo de cidadão ativo e atento”
01.04.2020 às 19h11
MANUEL DE ALMEIDA
Partilhar
O treinador Jorge Silas entregou hoje cerca de 7.000 máscaras de proteção e 800 toucas ao hospital Garcia de Orta, em Almada, distrito de Setúbal, para ajudar no combate à pandemia da covid-19.
“O hospital Garcia de Orta diz muito obrigado ao treinador de futebol Silas que esteve hoje no nosso hospital para entregar cerca de 7.000 máscaras e 800 toucas para os profissionais dedicados à covid-19. Um treinador de futebol, exemplo de cidadão ativo e atento”, refere o hospital numa mensagem divulgada nas redes sociais.
O contacto com uma enfermeira amiga da mulher, com um pedido de ajuda, não deixou Silas indiferente e foi através de alguns contactos, e com o recurso às redes sociais Instagram e Twitter, que lançou o apelo para conseguir pelo menos 5.000 máscaras de proteção.
O antigo treinador do Belenenses SAD e do Sporting deslocou-se hoje ao hospital para fazer a entrega, que superou o objetivo inicial.
Nas redes sociais, Silas explicou que com o dinheiro angariado já avançou também para a compra de tecido, de modo a que possam ser feitas batas, perneiras ou fatos para os profissionais de saúde.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de 870 mil pessoas em todo o mundo, das quais cerca de 44 mil morreram. Dos casos de infeção, pelo menos 172.500 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde (OMS) a declarar uma situação de pandemia.
Em Portugal, segundo o balanço feito hoje pela Direção-Geral da Saúde, registaram-se 187 mortes, e 8.251 casos de infeções confirmadas. Dos infetados, 726 estão internados, 230 dos quais em unidades de cuidados intensivos, e há 43 doentes que já recuperaram.
Portugal, onde os primeiros casos confirmados foram registados no dia 02 de março, encontra-se em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 02 de abril.
Covid-19. Jogadores do Benfica doam 51 mil máscaras, 540 mil pares de luvas, 750 óculos de proteção, 750 fatos térmicos e 200 termómetros
Relacionados
-
Covid-19. Vitória doa 25 mil máscaras e 5 mil equipamentos de proteção a hospital de Guimarães
O Vitória Sport Clube doou, esta quarta-feira, máscaras e material de proteção ao Hospital Senhora da Oliveira, em Guimarães, no âmbito da pandemia do coronavírus
-
Covid-19. Jogadores do Benfica doam 51 mil máscaras, 540 mil pares de luvas, 750 óculos de proteção, 750 fatos térmicos e 200 termómetros
O plantel encarnado uniu-se em torno da causa comum dos nossos dias - o combate ao novo coronavírus
-
Rúben Neves oferece dois ventiladores ao Hospital de Santa Maria da Feira
"Este é um momento de emergência de saúde pública ao qual ninguém pode ficar indiferente", frisou o futebolista do Wolverhampton, natural desta região do distrito de Aveiro, muito afetada pelo surto de covid-19
-
Covid-19. Sporting reforça que Frederico Varandas "se voluntariou" para ajudar, "sem qualquer convocatória por parte do Exército"
Depois do Ministério da Defesa ter dito que Frederico Varandas foi convocado para ajudar na pandemia, o Sporting diz que o seu presidente já se tinha voluntariado antes dessa convocatória