UEFA quer que o futebol volte: “Qualquer decisão de abandonar as competições domésticas é, neste momento, prematura e injustificada”
Depois da Bélgica terminar o campeonato e dar o título ao Brugge, o organismo que rege o futebol europeu emitiu uma recomendação aos clubes
03.04.2020 às 14h57

FABRICE COFFRINI/Getty
Partilhar
“A UEFA considera ser “prematura” e “injustificada” a decisão de suspender em definitivo qualquer liga nacional, cuja esmagadora maioria está suspensa provisoriamente devido à pandemia da covid-19.
Em carta dirigida a federações, ligas e clubes, a que a AFP teve acesso, a UEFA diz-se “confiante” no regresso à atividade das provas nacionais “nos próximos meses”, em contraponto com o que foi decidido pela Liga belga, que recomendou o fim do campeonato principal da época 2019/20.
A mensagem da UEFA, assinada pelo presidente Aleksander Ceferin, é apresentada conjuntamente com a Associação Europeia de Clubes e a Associação de Ligas Europeias.
“Pensamos que qualquer decisão de abandonar as competições domésticas é, neste momento, prematura e injustificada”, refere a carta, com a UEFA a esperar que os campeonatos se possam concluir, mas também as competições europeias, em julho ou agosto.
A Liga belga decidiu na quinta-feira recomendar o fim da época 2019/20 com a classificação atual - o que fará do Club Brugge campeão -, uma decisão que terá ainda que ser ratificada em assembleia geral, em 15 de abril.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da covid-19, já infetou mais de um milhão de pessoas em todo o mundo, das quais morreram mais de 51 mil. Dos casos de infeção, cerca de 190.000 são considerados curados.
Depois de surgir na China, em dezembro, o surto espalhou-se por todo o mundo, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia, e o continente europeu é neste momento o mais atingido, acima de 525 mil infetados e de 37 mil mortos.
Em Portugal, que está em estado de emergência desde as 00:00 de 19 de março e até às 23:59 de 17 de abril, registaram-se 209 mortes e 9.034 casos de infeções confirmadas, segundo o balanço feito na quinta-feira pela Direção-Geral da Saúde.
Relacionados
-
Bélgica decide acabar o campeonato como está, Club Brugge é novo campeão e o precedente está aberto
A direção da Pro League belga considera que o campeonato do país tem de terminar agora, como está, devido ao coronavírus. A decisão ainda terá que ser aprovada em assembleia geral. A confirmar-se, a Bélgica é o primeiro país a acabar com a competição no futebol e a declarar um campeão, isto um dia após a UEFA se reunir com todas as associações e indicar que tinham até 3 de agosto para concluir os campeonatos
-
“Os camiões transportam mortos e querem recomeçar a Serie A? Isto é uma peta de 1 de abril? Se a UEFA quer ajudar, que mande ventiladores”
Cellino, presidente do Brescia, último classificado da Serie A, atira-se contra as decisões da UEFA que deu indicações para que os campeonatos na Europa terminem até dois de agosto. O dirigente garante que, se isso for assim, risca a equipa e arrisca perder todos os jogos por 3-0 na secretaria. “Quero lá saber se desço de divisão”, atira
-
UEFA deu indicações para que campeonatos nacionais terminem até 3 de agosto
Se a saúde pública e a pandemia de Covid-19 assim o permitirem, o que resta jogar das ligas nacionais na Europa deverá ser concluído até ao início de agosto. A Tribuna Expresso sabe que foi essa a recomendação que a UEFA endereçou às 55 associações com as quais se reuniu, esta quarta-feira
-
UEFA adia todos os jogos de seleções por período indefinido. Primeiro estão os campeonatos nacionais
Esta quarta-feira era dia para a UEFA reunir com as 55 associações de futebol e de lá saiu a decisão de adiar todos encontros de seleções que estavam previstos até ao final da época. As provas europeias de clubes continuam suspensas, porém, a entidade continuará a querer terminar a Liga dos Campeões e a Liga Europa ainda esta temporada. Para já, apenas suspendeu as licenças de participação para a edição da 2020/21 dessas competições