Não há covid-19 no Marítimo
O clube madeirense anunciou que todos os testes realizados foram negativos. Ainda não é certo onde irá o Marítimo jogar na reta final do campeonato
13.05.2020 às 22h00

Partilhar
Os jogadores do plantel principal, equipa técnica e ‘staff’ do Marítimo tiveram resultados negativos aos testes de rastreio ao covid-19, realizados na segunda-feira, informou hoje o clube da I Liga portuguesa de futebol.
Os testes “zaragatoa/PCR com colheita nasofaríngea” foram feitos nos balneários do Estádio do Marítimo, no Funchal, na segunda-feira, e deram negativo, “o que atesta os elementos integrantes dos trabalhos da equipa principal para o exercício das suas funções”, salienta o comunicado publicado no sítio oficial do emblema madeirense.
Os resultados surgiram um dia antes do previsto, na segunda semana de trabalho do Marítimo no relvado, com vista à preparação para o regresso do campeonato, agendado para 4 de junho.
Ainda não é claro onde é que o Marítimo irá disputar os últimos jogos em casa. O Santa Clara, clube dos Açores, já concordou em ficar dois meses no continente, jogando na Cidade do Futebol, mas os madeirenses não mostraram a mesma disponibilidade e pretendem jogar no Funchal.
Após a declaração de pandemia, a 11 de março, as competições desportivas de quase todas as modalidades foram disputadas sem público, adiadas – Jogos Olímpicos Tóquio2020, Euro2020 e Copa América -, suspensas, nos casos dos campeonatos nacionais e provas internacionais, ou mesmo canceladas.
Os campeonatos de futebol de França e dos Países Baixos foram cancelados, enquanto outros países preparam o regresso à competição, com fortes restrições, como sucede na Alemanha, Inglaterra, Itália, Espanha e Portugal, que tem o reinício da I Liga previsto para 04 de junho.
Portugal contabiliza 1.175 mortos associados à covid-19 em 28.132 casos confirmados de infeção, segundo o último boletim diário da Direção-Geral da Saúde (DGS) sobre a pandemia. Relativamente ao dia anterior, há mais 12 mortos (+1,%) e mais 219 casos de infeção (+0,8%).
Das pessoas infetadas, 692 estão hospitalizadas, das quais 103 em unidades de cuidados intensivos, e o número de casos recuperados é de 3.182.
A nível global, segundo um balanço da agência de notícias AFP, a pandemia de covid-19 já provocou mais de 292 mil mortos e infetou mais de 4,2 milhões de pessoas em 195 países e territórios.
Mais de 1,4 milhões de doentes foram considerados curados.
Relacionados
- Atualidade
Covid: Liga NOS desvaloriza 17,3%. Revisão em baixa sobe para 26,4% se os jogos forem cancelados
Consultora KPMG avaliou o efeito da covid-19 nas 10 principais ligas europeias e a conclusão é que não há clubes nem jogadores imunes à crise. Em termos financeiros, a retoma competitiva será sempre o melhor dos cenários numa época negra sem precedentes
- Futebol nacional
Famalicão joga o que resta da I Liga em Barcelos. E é lá que receberá o FC Porto, o Braga e o Benfica
DGS recomendou que os encontros que faltam cumprir do campeonato sejam realizados em estádios considerados de nível 1 pela Liga de clubes
- Entrevistas Tribuna
Dos Açores para a Cidade do Futebol: “Vacas à volta do estádio não vamos ter, mas se houver uns passarinhos já nos damos por contentes”
Há pessoas que, perante um problema, preferem focar-se na solução e não nas dificuldades. Rui Cordeiro, presidente do Santa Clara desde 2015, é uma dessas pessoas, mesmo quando o problema implica sair de São Miguel por dois meses e a solução passa por terminar a I Liga exclusivamente em solo continental, na Cidade de Futebol, gastando entre 300 a €400 mil. Mesmo sem "vacas à volta do estádio", o presidente do 9º classificado do campeonato assegura à Tribuna Expresso que a comitiva açoriana está pronta para terminar a prova, mas pede ajuda à Liga e à FPF para custear os 60 dias longe de casa