Tribuna Expresso

Perfil

Diário

Lenda: narrativa ou tradição escrita ou oral de coisas ou factos fantásticos, muito duvidosos ou inverosímeis

O título deste artigo é a definição que vem no dicionário para “lenda”. O conteúdo deste artigo é um reajuste dessa definição, que passa a: “narrativa ou tradição escrita ou oral de coisas ou factos muito concretos, verdadeiros e fantásticos”. Ronaldo, a lenda

Blessing Lumueno

Fotografia de um imortal

Reuters

Partilhar

FUGA PARA A VITÓRIA

Desde muito jovem que Ronaldo é um dos nomes incontornáveis no futebol moderno e por força do seu trabalho caiu e levantou-se mais forte de cada desaire que somou. Essa é talvez a característica que mais aprecio desta lenda portuguesa. Para lá das suas características técnicas, são os traços da sua personalidade que lhe garantem ser a estrela em que se transformou hoje. É um jogador que foi evoluindo o seu jogo por forma a se aproximar o mais possível da baliza; e o golo, o gesto mais notado pela esmagadora maioria dos apaixonados e seguidores do jogo, garantiu-lhe a reserva para uma mesa em que come à parte de milhões de praticantes que nunca tiveram sequer a capacidade de sonhar com o que Cristiano já atingiu.

É nos detalhes que se percebe que os golos do avançado português não caem do céu: desde a forma como se movimenta dentro da área para aparecer em condições mais favoráveis para finalizar até ao gesto técnico com a cabeça e com os dois pés que fazem parecer simples o que realmente não é.

Para continuar a ler o artigo clique AQUI
(acesso gratuito: basta usar o código que está na capa da revista E do Expresso. Pode usar a app do Expresso - iOS e Android - para descarregar as edições para leitura offline)