Euro 2016

Perfil

Estrelas

Andriy Yarmolenko

O nome do meio dele é velocidade

Partilhar

Foto Adam Nurkiewicz

Um virtuoso por natureza e um desequilibrador nato. Desconcertante, o esquerdino, que habitualmente atua no lado direito, é uma dor de cabeça constante para os laterais adversários e utiliza a velocidade como arma. Os movimentos a partir da linha para a zona central são uma das imagens de marca, apesar das variantes técnicas que, não passam por esses movimentos, e que consegue empregar em cada momento de jogo.

Ao lado de Konoplyanka, Yarmolenko é o elemento mais imprevisível da seleção ucraniana. Chegou com 13 anos ao Dínamo de Kiev, mas devido ao grau (elevado) de exigência física nos treinos acabou por sair para a cidade de Chernihiv no norte da Ucrânia onde fez a formação em dois emblemas pouco mediáticos.

Regressou com 17 anos a Kiev para o Dínamo e não mais saiu. Foi subindo de rendimento com o passar dos anos e a experiência adquirida num clube com fortes ambições, até além-fronteiras.

Destacou-se pelos golos marcados durante as últimas seis temporadas (nunca marcou menos de 13 por época), mas revelou-se essencial sobretudo pelas assistências e pela dinâmica ofensiva que consegue transmitir à equipa.

Já ganhou três vezes o campeonato do país e conquistou duas Taças e três Supertaças da Ucrânia. Fez mais de meia centena de jogos pela seleção e é fortemente cobiçado por alguns dos tubarões europeus já para a próxima época.