Euro 2016

Perfil

Estrelas

Arda Turan

O bom rebelde

Partilhar

Foto OZAN KOSE

Abram alas para uma das figuras mais peculiares deste Euro 2016. O internacional turco nasceu em Istambul no dia 30 de janeiro de 1987 e desde pequeno revelou um talento inato para o futebol.

Fez a formação no Galatasaray e só deixou o clube aos 24 anos, quando entendeu que estava preparado para dar o salto de forma a encarar com maturidade uma realidade completamente distinta. Apesar da distância, não esqueceu as raízes e todas as dificuldades pelas quais passou na infância pelo facto de ter vivido num dos bairros mais pobres e problemáticos de Istambul. Dizem por lá que Arda Turan ainda ajuda os mais carenciados, com bens de primeira necessidade.

Mas o atual jogador do Barcelona não brilha somente fora das quatro linhas, nos relvados costuma ser um verdadeiro mágico tal a cumplicidade que revela com a bola.

Abordando os números da temporada, conseguimos perceber que Turan vai chegar relativamente fresco ao campeonato da Europa já que a utilização no Barcelona foi escassa, por culpa da restrição imposta pela FIFA aos catalães no que ao registo de novos contratos diz respeito. Arda Turan apenas foi opção a partir de Janeiro e correspondeu ao fazer dois golos e quatro assistências em 25 jogos oficiais, divididos entre campeonato, Liga dos Campeões e Taça do Rei.

Antes de assinar pelo Barcelona viveu a melhor etapa da carreira ao serviço do Atlético de Madrid. Foram quatro épocas douradas e de grande influência no sistema tático dos madrilenos.

Turan pode jogar numa faixa do meio-campo ou assumir o papel de construtor de jogo. Na seleção turca, terá alguma liberdade para pegar na bola e desenhar várias jogadas de ataque. Em 90 jogos com a Turquia, tem 16 golos como cartão de visita.

O ponto fraco reside no temperamento, difícil por vezes. Quando foi contratado pelos catalães, Daniel Alves veio a público aplaudir a contratação e referiu que o Barcelona "precisa de malucos como Arda Turan". Em França, a Turquia e os turcos querem um Arda Turan de cabeça fria e de pé quente.