Euro 2016

Perfil

Estrelas

Balázs Dzsudzsák

O mágico magiar

Partilhar

Foto Dennis Grombkowski

Aos 29 anos, e ao fim de 77 internacionalizações, concretizou um sonho de infância ao chegar a uma fase final de uma grande competição com a seleção da Hungria. Os húngaros ainda confiam na irreverência do médio ofensivo que também pode jogar como extremo.

A importância de Dzsudzsák não é traduzida em números, pois apenas marcou um golo na fase de apuramento. O fantasista tem talento de sobra para desequilibrar e deixar uma boa imagem em França, mas os últimos anos têm ficado aquém das expectativas. Com o passar do tempo foi perdendo fulgor e poder de fogo, mas vai ter lugar cativo no ataque da seleção húngara muito por culpa da falta de estrelas. Esta temporada esteve ao serviço do Bursaspor da Turquia, onde realizou uma época algo discreta com quatro golos em 26 jogos oficiais. Em tempos chegou a ser cortejado por Benfica e Sporting, mas uma transferência falhada para o Liverpool no verão de 2013 afetou o rendimento e a confiança do jogador, que nunca mais foi o mesmo. No currículo, conta com três campeonatos da Hungria e um da Holanda, país onde apresentou o melhor futebol da carreira. Balázs já não é aquela bala distinta apontada à baliza adversária, mas enquanto jogar vai certamente fazer uso daquela técnica singular e refinada fruto de muitos anos de trabalho.

Nasceu em Nyirlugos, no dia 23 de dezembro de 1986, foi um presente de natal antecipado para a família e para todos os húngaros, que há muito esperavam por um jogador acima da média.

O Euro 2016 pode ser a última oportunidade para provar que ainda merece um contrato milionário (apesar do Bursaspor não pagar nada mal). Resta saber que Balázs Dzsudzsák iremos ter em França. Será um jogador a fazer lembrar aqueles velhos e brilhantes tempos ao serviço do PSV ou será um atleta algo resignado com o destino e a protagonizar encontros modestos e até algo enfadonhos como aconteceu esta época no Bursaspor. Dzsudzsák, tens a palavra... ainda és o mágico magiar?