Euro 2016

Perfil

Estrelas

Cristiano Ronaldo

Só há um Ronaldo

Partilhar

Foto Rafael Marchante / Reuters

Cristiano Ronaldo será uma das grandes figuras do campeonato da europa, independentemente das prestações ou resultados alcançados com a seleção portuguesa. Aos 31 anos chega mais maduro do que nunca a uma fase final e com a motivação em alta após conquistar a Liga dos Campeões com o Real Madrid.

A grande dúvida reside no aspeto físico, devido à época desgastante e a uma lesão sofrida já na parte final da temporada. Depois de ter caído nas meias-finais do último europeu realizado na Polónia e na Ucrânia, o melhor marcador de sempre da seleção nacional com 56 golos quer mais, quer ser o rei da zona euro e dizer à Europa que foi campeão europeu pelo clube e pela seleção no mesmo ano. Cristiano Ronaldo vai ser uma seta apontada às balizas contrárias.

No braço vai ter a braçadeira de capitão, nos ombros o peso da responsabilidade de um país inteiro que há muito espera uma conquista da seleção nacional. Na memória dos portugueses ainda está a prestação menos conseguida de Portugal e de Cristiano Ronaldo no Mundial do Brasil. Os problemas físicos não ajudaram e terminou a competição com 1 golo marcado, frente ao Gana. No entanto, a veia goleadora apareceu na fase de apuramento. Cristiano Ronaldo puxou dos galões e marcou vários golos decisivos, como aquele no último minuto frente à Dinamarca, em Copenhaga, que lançou Portugal para o tão desejado apuramento.

A meio da qualificação, fez um jogo para mais tarde recordar ao assinar um "hat-trick" na Arménia. Nascido na ilha da Madeira, cedo viajou para o continente para jogar nas camadas jovens do Sporting. Nem tudo foi fácil durante a passagem por Alvalade, pois a saudade que sentia da família falava mais alto. No entanto, ultrapassou diversos obstáculos e aos 18 anos saiu para o Manchester United onde ficou seis épocas até assinar pelo Real Madrid. No clube espanhol tem batido recordes e tornou-se uma referência. Amado ou odiado, praticamente ninguém fica indiferente a Cristiano Ronaldo.