Euro 2016

Perfil

Estrelas

David Alaba

O todo-o-terreno da Áustria

Partilhar

Foto David Rogers

"O meu pé esquerdo" é um filme sublime do final dos anos 80 e retrata a história verídica do artista plástico e escritor Christy Brown, deficiente físico que enfrentou vários obstáculos até alcançar o reconhecimento do público, da crítica e da família. Christy pintava e escrevia com o pé esquerdo, daí o nome do filme. Em 1990, Daniel Day-Lewis venceu o Óscar de melhor ator pela interpretação. Mas o que têm em comum o filme e David Alaba? O pé esquerdo. A principal diferença reside no facto do pé do austríaco roçar a perfeição.

Apesar das diferenças e adversidades, tanto o de Christy como o de Alaba vão ficar na história. Ambos estão ligados à arte, mas o pé esquerdo de Alaba promete fazer obras-primas a partir do dia 14 de junho. Defesa esquerdo de raiz, ocupa várias posições na seleção muito por culpa da capacidade técnica bem acima da média. A Áustria não tem um meio-campo criativo e por vezes lá aparece Alaba como médio centro para dar outra dinâmica. Na fase de qualificação também foi utilizado como central, defesa esquerdo e médio ala. Oferece várias soluções ao selecionador Marcel Koller que certamente vai apostar no jogador nascido em Viena. David Alaba irá completar 24 anos durante a fase final do campeonato da Europa. O esquerdino de 1 metro e 80 de altura tem 11 golos marcados em 45 jogos pela seleção, um pecúlio interessante para um defesa/médio que nem sempre visa as balizas contrárias.

Chega ao Europeu após uma temporada de alto nível ao serviço do Bayern Munique. Muitos especialistas acreditam que o sucesso da Áustria passa por um Alaba na melhor condição física. No recente particular com Malta, marcou um autogolo caricato que deixou os austríacos boquiabertos, mas até os grandes jogadores têm direito a um dia menos feliz.

Espera-se um Alaba a ser falado pelas assistências, pela velocidade que imprime em cada jogada e pela classe com que sai a jogar com a bola colada àquele pé esquerdo de fazer inveja.