Euro 2016

Perfil

Estrelas

Gareth Bale

É ele e mais dez

Partilhar

Foto Stu Forster

Hélder Santos

Quando falamos de País de Gales há claramente um nome que sobressai: Gareth Bale. Quem diria que em 2016 fosse a grande estrela da seleção!

Quando despontou ao serviço do Southampton, os especialistas viam em Bale o futuro defesa esquerdo do País de Gales, mas a vontade de atacar e de avançar pelo flanco cedo fizeram crer que o lugar de defesa esquerdo seria apenas um ponto de passagem. Com o tempo, Bale mostrou que era na frente que podia render... ainda mais.

Aos 26 anos tem uma oportunidade de brilhar num grande palco ao serviço da seleção. Em mais de 50 internacionalizações, somou 19 golos e várias assistências. Na fase de apuramento foi determinante, dentro e fora do campo. Bale é um líder, jogador capaz de desequilibrar tanto no lado esquerdo como no lado direito.

Esta época nem sempre foi feliz no Real Madrid, muito por culpa das lesões, mas, em boa forma, Bale é um autêntico quebra-cabeças e um puzzle difícil de perceber. Chega motivado ao campeonato da Europa, fruto da vitória do Real Madrid na Liga dos Campeões.

Na seleção é capaz de desempenhar o papel de médio criativo, segundo avançado, extremo esquerdo, extremo direito e até de ponta-de-lança caso essa seja a vontade do selecionador, Chris Coleman.

Bale é sinónimo de fantasia, irreverência, criatividade, explosão. Bale é magia. É bola colada nos pés. É velocidade furiosa rumo à baliza contrária sem que os defesas tenham andamento para o acompanhar. Bale é imprevisibilidade. O País de Gales sabe que depende do melhor Bale para conseguir fazer a diferença na fase de grupos.

Esta será também a primeira grande competição internacional em que o jogador irá vestir a camisola da seleção. Existe expetativa em todo o País de Gales para esta participação no Euro. Depois de uma fase de apuramento surpreendente, é tempo de Bale e companhia começarem a pensar nos jogos com a Rússia, Eslováquia e, claro está, com a Inglaterra. Certo é que o pé esquerdo do avançado promete dar espetáculo em terras francesas.