Euro 2016

Perfil

Estrelas

Igor Akinfeev

O Czar da Rússia

Partilhar

Foto Dean Mouhtaropoulos

Em 1547, Ivan IV da Rússia começou o reinado e assumiu o título de czar, proclamou-se sucessor do último imperador bizantino, morto na tomada de Constantinopla. A partir daqui, Moscovo passou a ser chamada de Terceira Roma. Passadas centenas de anos, e viajando para os tempos modernos, podemos dizer que Akinfeev é o imperador da atual seleção russa dentro das quatro linhas.

1 metro e 86 de muro. Protege as redes de uma seleção guerreira que há algum tempo busca um trono no futebol europeu.

O guarda-redes vive e brilha na capital do país. O CSKA de Moscovo nunca o deixou seguir outras estradas e caminhos que o levassem a outras conquistas e, verdade seja dita, Akinfeev nunca se importou muito com isso, pois sabe que um tratamento de rei não se encontra em qualquer clube, cidade ou país.

O menino bonito do futebol russo já tem 30 anos e 86 internacionalizações no currículo. Nem um Mundial do Brasil desastroso retirou-lhe confiança ou reputação.

Mas afinal o que vale Akinfeev?

Recorda-se deste início de época? Akinfeev esteve na baliza do CSKA de Moscovo no play-off de acesso à Liga dos Campeões e contribuiu para a eliminação do Sporting. No campeonato foi um autêntico pesadelo para os avançados, que muitas vezes esbarravam na elasticidade, no posicionamento e nos reflexos do guarda-redes. Foi peça influente na conquista do título russo por parte do CSKA.

Está a viver uma fase segura da carreira e tem no campeonato da Europa a montra perfeita para revelar todas as qualidades.

A chave do sucesso russo em França passa por um Igor Akinfeev efetivo, confiante e determinado. Os russos depositam muitas esperanças no guarda-redes e restantes companheiros de equipa, mas sabem que a qualidade não abunda - para se ter uma ideia, o selecionador russo precisou de naturalizar o médio defensivo Roman Neustadter para aumentar o leque de soluções para o meio-campo.

Apesar da evidente falta de recursos, na baliza reina um senhor habituado a grandes palcos e com vontade de triunfar.