Euro 2016

Perfil

Estrelas

Kyle Kafferty

Eu sou da altura que vejo. E tenho 1.93 m

Partilhar

Foto Charles McQuillan

Aos 28 anos, Kyle Kafferty tem uma oportunidade de ouro para brilhar numa grande competição de seleções. Trata-se de um avançado de elevada estatura (1,93 metros) e que faz a diferença no jogo áereo e em particular nos lances de bola parada. É um finalizador, mas nas últimas épocas tem andado “divorciado” dos golos, não tanto na seleção onde foi decisivo no apuramento histórico para o Europeu, mas sobretudo nos clubes.

Depois da formação num modesto clube da Irlanda do Norte (Ballinamallard), viajou para Inglaterra. No Burnley, iniciou a carreira como profissional. Marcou em três épocas, dez golos em 89 jogos. Pelo meio chegou a ser emprestado ao Darlington. Seguiu-se a aventura escocesa na carreira e logo para vestir a camisola de um dos históricos do país, o Glasgow Rangers. Em 138 jogos oficiais nos Rangers apontou 38 golos. Entrou depois numa espiral de transferências num curto espaço de tempo. Andou pelo Sion da Suíça, durante um ano e foi para Itália em 2013 para jogar no Palermo. Fez 36 jogos e marcou 12 golos e ajudou a equipa a alcançar a subida de divisão. Apesar de ser um dos jogadores mais populares entre os adeptos acabou por ser despedido pelo presidente Maurizio Zamparini devido à conduta, alegadamente, pouco profissional fora dos relvados.

Foi aposta do Norwich para ser o goleador numa equipa que ambicionava subir de divisão. Marcou apenas por uma vez em 20 partidas e foi cedido aos turcos do Çaikur Rizespor onde também não teve sucesso (dois golos em 15 jogos). Voltou ao Norwich e já no inicio de 2016 foi novamente emprestado, desta vez ao Birmingham onde apontou apenas um golo em seis jogos.

Os números de Lafferty são bem mais apelativos na seleção: em nove jogos da fase de apuramento para o Euro 2016 apontou sete golos. Além disso já soma 50 internacionalizações.