Euro 2016

Perfil

Estrelas

Marek Hamsik

Na crista da onda

Partilhar

Foto David Rogers

Marek Hamsik chega a França no momento certo. Aos 28 anos está a atravessar uma das melhores fases da carreira e os números realizados ao longo da temporada ao serviço do Nápoles demonstram isso mesmo: 38 jogos no campeonato, 6 golos e 11 assistências.

Para um médio centro, são números a ter em conta. Na seleção da Eslováquia, Hamsik tem 18 golos em 86 jogos, tanto pode jogar como médio centro ou médio ofensivo, logo atrás do ponta-de-lança. É um verdadeiro maestro, com um remate de meia distância capaz de fazer estragos. Há uns dias, a Alemanha sentiu isso na pele. Mas o ponto forte de Hamsik é a leitura de jogo devido à capacidade técnica e ao posicionamento em campo.

A Eslováquia sabe que depende muito de Hamsik para chegar longe no campeonato da Europa e que um jogo menos positivo do médio será, consequentemente, um jogo menos positivo da seleção. Os eslovacos têm no espírito de equipa um dos trunfos para os 90 minutos de cada encontro, mas por vezes é preciso algo mais do que coesão coletiva. Quando o momento fica complicado, Hamsik não revela receio de assumir a responsabilidade.

A Eslováquia deve aparecer em França com dois médios defensivos, o que obriga Hamsik a ser uma espécie de lobo solitário na zona mais avançada do meio-campo. Já na fase de qualificação foi assim.

No entanto, essa forma de jogar permite ao jogador ter outro tipo de poder de decisão, como explicam os 5 golos apontados nos 10 jogos da fase de qualificação.

Marek Hamsik tem ainda a particularidade de ser um exímio marcador de lances de bola parada; sejam livres diretos ou grandes penalidades, ele dá conta do recado.

O único contra poderá ser o cansaço acumulado fruto de uma época intensa ao serviço do Nápoles, onde cumpriu todos os jogos do campeonato. Será importante perceber se o desgaste terá qualquer influência no futebol de Hamsik, que chega ao primeiro campeonato da Europa com a Eslováquia.

Ele e Srktel serão os líderes de uma seleção que pretende surpreender em solo francês.