Euro 2016

Perfil

Estrelas

Robert Lewandowski

Este recorde ninguém lho tira: cinco golos em nove minutos

Partilhar

Foto Mark Runnacles

É um dos melhores pontas-de-lança da atualidade e a grande referência do futebol polaco. Forte a jogar de costas para a baliza, Robert Lewandowski é temível nos duelos individuais. Alia o poder físico a uma qualidade técnica apurada e a um faro pelo golo que só está ao alcance dos predestinados.

Sempre conviveu com o desporto desde a infância. O pai praticava judo e a mãe era jogadora de voleibol mas Lewandowski optou pelo futebol. Andou no Legia de Varsóvia e no Znick Pruszkow, equipa que ajudou a subir à segunda divisão polaca em 2007. No ano seguinte marcou 21 golos em 34 jogos e suscitou o interesse do Lech Poznan, onde fez duas temporadas extremamente positivas (41 golos). Não tardou a ingressar num campeonato mais competitivo e para um emblema de grande dimensão como o Borussia Dortmund, em 2010. Se na primeira época não teve muitas oportunidades, a verdade é que a partir do segundo ano passou a ser um elemento indispensável. Em três épocas marcou 94 golos e foi campeão em dois anos seguidos (2011 e 2012). Se o Borussia Dortmund fez a dobradinha em 2012 bem pode agradecer aos golos decisivos do ponta-de-lança polaco. Ao serviço do Borussia, Lewandowski foi o primeiro jogador a marcar quatro golos numa meia-final da Liga dos Campeões (em 2013, no triunfo por 4-1 frente ao Real Madrid).

Em 2014, transferiu-se para o grande rival Bayern Munique e encaixou-se rapidamente numa equipa habituada a contar com grande estrelas do futebol mundial. Chegou, jogou e ganhou. Em dois anos foi novamente campeão por duas vezes. Marcou 25 golos na primeira época pelos bávaros e chegou ao melhor registo da carreira em 2015/2016: 51 jogos e 42 golos apontados. Em 2015 alcançou um feito inédito: entrou ao intervalo e marcou cinco golos em apenas nove minutos na goleada do Bayern sobre o Wolfsburgo.

Na seleção já leva mais de 70 jogos e foi o melhor marcador da fase de qualificação europeia com 13 golos marcados pela Polónia.