Euro 2016

Perfil

Estrelas

Wayne Rooney

"What a goal", esperam eles

Partilhar

Foto Reuters Staff / Reuters

Esta é uma expressão muitas vezes utilizada pelos narradores ingleses, habituados aos golos do avançado do Manchester United. Rooney vai ser o capitão da seleção inglesa em França. Apesar da época intermitente ao serviço do Manchester United, mereceu a confiança do selecionador, Roy Hodgson.

Os números de Rooney na seleção impressionam, são 51 golos em 110 jogos.

À partida deve ser titular no Euro, mesmo sabendo que Kane, Vardy, Sturridge e a promessa Rashford estarão à espreita. Poderá Wayne Rooney fazer a diferença em terras francesas?

A resposta é: Sim. Rooney tem capacidade técnica, pode jogar como ponta-de-lança ou segundo avançado e sabe o que fazer com a bola nos pés. Dono de um forte remate, tem na compleição física outro dos pontos fortes.

Mas em que estado está o físico do jogador inglês? Essa é outra das grandes dúvidas, já que a temporada ficou marcada por algumas lesões que condicionaram o rendimento do avançado.

Participou em 28 jogos no campeonato ao serviço do Manchester United, marcou 8 golos e fez 6 assistências. Ao todo foram 42 encontros oficiais e 15 golos apontados. São números interessantes, mas os ingleses esperam sempre mais e melhor de Wayne Rooney e a prestação no europeu será alvo do escrutínio público.

Depois de um Mundial do Brasil aquém das expectativas, está na hora de Rooney dar um passo em frente e projetar a seleção para outros voos. Agora, conta com a preciosa ajuda de vários jovens obstinados. Em todos os ingleses ainda deve estar presente este pensamento: se o Leicester conseguiu o impossível, a Inglaterra também pode alcançar algo de extraordinário.

Resta saber se Wayne Rooney vai encontrar o melhor futebol que tem para oferecer a partir do dia 11 junho, dia em que os ingleses entram em campo para enfrentar a Rússia em Marselha. Uma coisa é certa, com Rooney não irá falta experiência, irreverência, arte e engenho. Lá está, os narradores ingleses querem gritar: "What a goal from Wayne Rooney!".