Euro 2016

Perfil

Estrelas

Xherdan Shaqiri

Partilhar

Foto Philipp Schmidli

Nascido no Kosovo, Xherdan Shaqiri deixou os balcãs com a sua família para viver na Suíça desde tenra idade. Começou a jogar nos escalões de formação do Basileia aos 12 anos, até chegar à equipa principal.

Nas três temporadas no campeonato suíço começou cedo a dar nas vistas pela onde foi sempre campeão, além de ter conquistado duas taças na Suíça. Em 2012, Shaqiri foi contratado pelo Bayern Munique, onde engrossou o palmarés com vários títulos: dois campeonatos da Bundesliga, duas Taças da Alemanha, uma Supertaça alemã, uma Liga dos Campeões, uma Supertaça Europeia e um Mundial de Clubes. Na primeira época no Bayern, foi de grande utilidade e aposta regular de Jupp Heynckes numa equipa dominadora, no plano interno mas também na Europa.  Perdeu "gás" com a chegada de Pep Guardiola ao comando técnico dos bávaros, mas ainda completou uma temporada sob o comando do espanhol. Acabou por sair na terceira época para ser emprestado ao Inter de Milão e marcou três golos em 20 jogos. Viajou em 2015 para Inglaterra e encontrou espaço para jogar no Stoke City, clube pelo qual jogou um número considerável de encontros oficiais (32).

Xherdan Shaqiri tem tido sucesso nos clubes por onde passa mas não só. Na seleção sub-21 da Suíça contribuiu decisivamente para que o país chegasse à final do Europeu da categoria que acabou por perder frente à Espanha. Mais tarde fez alguns minutos no Mundial 2010, com 18 anos, e foi determinante no Campeonato do Mundo em 2014, onde foi titular em todos os jogos da Suíça que só caiu aos pés da Argentina nos oitavos-de-final.

Extremo irreverente, com grande capacidade de drible e com uma velocidade estonteante. Esquerdino, por norma joga encostado ao lado direito do ataque, onde procura os movimentos interiores, ora para rematar à baliza, ora fazer cruzamentos para os companheiros. Aos 24 anos já leva mais de 50 jogos na seleção principal da Suíça.