Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Áustria

O perfil da seleção da Áustria (grupo C): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

ROBERT JAEGER

Partilhar

ÁUSTRIA

Melhor marcador no apuramento: Marko Arnautović (6)
Melhor desempenho em Europeus: fase de grupos (2008, 2016)
Euro 2016: fase de grupos
Jogos no Euro 2020 (grupo C): Macedónia do Norte (13 de junho); Holanda (17 de junho); Ucrânia (21 de junho)

Depois de falharem a qualificação para o Mundial de 2018 (desde 1998 que não conseguem marcar presença num), Franco Foda assumiu o comando técnico da seleção, e conseguiu voltar a colocar o nome da Áustria numa grande competição.

Habitualmente organizados em 4-2-3-1 (a alternativa utilizada em alguns jogos foi o 3-4-2-1), a Áustria é uma seleção que gosta de ter a bola, e que tem qualidade individual, principalmente do meio-campo para a frente, para o conseguir fazer com qualidade.

Destacam-se nomes como Alaba (deverá jogar mais sobre o corredor esquerdo), Sabitzer – oferece muita qualidade técnica e criatividade no espaço entre linhas, Schlager (fantástico no passe e no drible, poderá jogar como médio ou médio ofensivo) e ainda Baumgartner – qualidade técnica e capacidade na definição.

Na frente, os dois principais nomes são Arnautovic – muito forte nos movimentos de rutura e a corresponder a cruzamentos, e o jovem Kalajdzic, que esta época marcou 17 golos, igualmente forte pelo ar.

JOGADOR CHAVE

Alaba: defesa, médio do Bayern de Munique

Alaba: defesa, médio do Bayern de Munique

DeFodi Images

David Alaba, 28 anos. O mais recente reforço do Real Madrid é a grande figura da sua seleção. Na Áustria, Alaba joga como médio-ala ou no duplo pivô, e oferece muita qualidade técnica, principalmente ao nível do passe, e muita inteligência na maneira como decide. Seja mais no corredor esquerdo seja no corredor central, será certamente por ele que passará grande parte do jogo ofensivo.

JOGADOR A SEGUIR

Xaver Schlager, 23 anos. O médio do Wolfsburgo é uma das opções para o duplo pivô ou para a posição de médio-ofensivo, e terá grandes responsabilidades na construção. Destaque-se pela qualidade técnica ao nível do passe, sendo também muito forte a resistir à pressão e a sair em condução.

11 provável