Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Dinamarca

O perfil da seleção da Dinamarca (grupo B): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

NurPhoto

Partilhar

DINAMARCA

Melhor marcador no apuramento: Christian Eriksen (5)
Melhor desempenho em Europeus: vencedores (1992)
Euro 2016: não se apurou
Jogos no Euro 2020 (grupo B): Finlândia (12 de junho); Bélgica (17 de junho); Rússia (21 de junho)

Em 2019, foi anunciado que, após o Euro 2020, Kasper Hjulamand ia substituir Age Hereide no comando técnico da seleção. O adiamento da competição não mudou os planos, e Hjulamand assumiu mesmo a seleção da Dinamarca, mas agora com a oportunidade de ser ele o comandante durante o Europeu.

Organizados em 4-2-3-1, a Dinamarca será uma seleção virada para a frente, com vários jogadores de características ofensivas no 11 inicial. Terá nos médios Delaney e Hojbjerg os principais “tampões” do meio campo. À sua frente, como “número 10”, surgirá Eriksen, com liberdade para se movimentar no espaço entre linhas, para se associar e servir os movimentos de rutura dos “falsos” extremos (Braithwaite e Poulsen têm sido utilizados a partir dos corredores laterais mas aparecem muito por dentro).

Wind surgirá como principal referência ofensiva, mas sempre muito disponível para baixar e servir de apoio frontal. O jogo exterior é também uma arma perigosa na seleção dinamarquesa, uma vez que com Wind e Poulsen em zonas de finalização, ganham muita capacidade no jogo aéreo para corresponder a cruzamentos.

JOGADOR CHAVE

Christian Eriksen, 29 anos. O médio-ofensivo do Inter continua a ser a grande figura do seu país, onde conta já com mais de 100 internacionalizações. Jogará, como habitualmente na seleção, na posição “10”, e será o principal responsável por servir as zonas de finalização. Destaca-se pela qualidade no último passe e pela capacidade de remate fora da área, sendo também uma mais-valia nas bolas paradas ofensivas.

JOGADOR A SEGUIR

Lars Ronbog

Jonas Wind, 22 anos. O avançado do Copenhagen será titular no Europeu e tem tudo para sair muito valorizado da competição. Wind é um avançado muito completo, que consegue conjugar os atributos físicos (tem 1.90 de altura) à qualidade técnica e à maneira como se associa e serve de apoio. A juntar a isto tudo, é também mortífero em zonas de finalização, não precisando de muitas oportunidades para deixar a sua marca.

11 provável