Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Finlândia

O perfil da seleção da Finlândia (grupo B): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

SERGEI SUPINSKY

Partilhar

FINLÂNDIA

Melhor marcador na qualificação: Teemu Pukki (10)
Melhor desempenho em Europeus: -
Euro 2016: não se qualificou
Jogos no Euro 2020 (grupo B): Dinamarca (12 de junho); Rússia (16 de junho); Bélgica (21 de junho)

A Finlândia de Markku Kanerva (assumiu o cargo em 2016 depois de vários anos nos sub-21 e como adjunto na seleção principal) marcará presença numa grande competição pela primeira vez na sua história.

Organizados em 5-3-2, e dado o grupo onde estão inseridos, é de esperar que a estratégia da Finlândia passe por um bloco médio-baixo no momento defensivo, para depois apostar nas transições e ataque à profundidade como as suas principais armas – além da capacidade e velocidade de Pukki para atacar a profundidade, os alas também se projetam muito rápido para o ataque após a recuperação de bola. O médio do Rangers, Kamara, é também fundamental neste momento do jogo, dada a capacidade que tem em sair da pressão em condução e da qualidade no passe para a profundidade. Destaque ainda para a qualidade de passe de Robin Lod, importante para variar o centro de jogo como a Finlândia gosta de fazer.

Nos lances de ataque posicional, o ataque à profundidade continua a ser a principal maneira de chegar a zonas de finalização. Além do já citado Pukki, também os médios interiores costumam aparecer em rutura vindos de trás.

JOGADOR CHAVE

Joosep Martinson - UEFA

Teemu Pukki, 31 anos. O avançado do Norwich terminou a época com 26 golos marcados, o que diz bem da sua capacidade goleadora. Está a recuperar de uma lesão, pelo que não é certa a sua utilização (apesar de estar nos convocados). Caso jogue, será a principal figura da sua seleção na estreia nos grandes palcos, e a principal arma ofensiva, com muitos ataques à profundidade e qualidade no momento em que tiver oportunidades para finalizar.

JOGADOR A SEGUIR

Kristjan Jaerv

Marcus Forss, 21 anos. O avançado do Bentford, que acabou a época com 10 golos marcados, é um dos jovens com mais potencial que a Finlândia tem atualmente, e pode aproveitar o Europeu para ganhar mais notoriedade. Destaca-se pela mobilidade que oferece no último terço (inteligente a atacar as zonas de finalização) e pela qualidade técnica com que executa.

11 provável