Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Hungria

O perfil da seleção da Hungria (grupo F): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

ATTILA KISBENEDEK

Partilhar

HUNGRIA

Melhor marcador no apuramento: Willi Orban (3)
Melhor desempenho em Europeus: terceiro lugar (1964)
Euro 2016: oitavos-de-final, perdeu com a Bélgica
Jogos no Euro 2020 (grupo F): Portugal (15 de junho); França (19 de junho); Alemanha (23 de junho)

A Hungria de Marco Rossi, no cargo desde 2016, qualificou-se para o Europeu após vencer a Bulgária (meias-finais) e a Islândia (final) no playoff de apuramento. Não são uma seleção com muita qualidade individual e estão inseridos no grupo da morte, por isso, não se esperam grandes surpresas relativas à sua participação.

Organizados em 5-3-2 no momento defensivo – tendo em conta o grupo onde estão, tudo indica que seja esse o momento onde passarão mais tempo, a estratégia da Hungria deverá passar por manter a solidez defensiva e sair rápido em transição. Para manter a sua baliza a zeros, contam com dois nomes principais: o seu guarda-redes, Peter Gulácsi, que certamente terá muito trabalho, e o central Willi Orban, que é o líder da linha defensiva e tem qualidade no momento de sair a jogar.

Na frente, a principal ameaça vêm do poderio físico do ponta-de-lança Adám Szalai - muito solicitado num jogo mais direto para segurar a bola para os médios, bem como em momentos de cruzamentos. A ausência de Dominik Szoboszlai, por lesão, torna ainda mais difícil a missão da seleção húngara, uma vez que o jovem do Leipzig era a principal figura ofensiva dada a sua qualidade técnica e criatividade.

JOGADOR CHAVE

Laszlo Szirtesi

Willi Orban, 28 anos. O central do Leipzig é o patrão da linha defensiva da sua seleção, demonstrando muita competência nos duelos e capacidade de desarme. Além do que oferece no momento defensivo, Orban também se destaca pela qualidade no momento da construção e pela capacidade no jogo aéreo – marcou 5 golos durante a época no Leipzig e foi o melhor marcador da fase de apuramento para o Euro 2020 com 3 golos.

JOGADOR A SEGUIR

Attila Szalai, 23 anos. O central do Fenerbahce é outro dos nomes a ter em conta na linha defensiva húngara. Szalai é muito forte nos duelos defensivos, principalmente pelo ar, onde faz uso do seu 1.92 de altura, sendo também competente na fase de construção, através do passe. É uma mais-valia nas bolas paradas ofensivas, tendo terminado a época com 6 golos marcados.

11 provável