Tribuna Expresso

Perfil

PUBLICIDADE
Euro 2020 - descrição

Euro 2020 - descrição

Euro 2020

Guia do Euro 2020: Itália

O perfil da seleção de Itália (grupo A): como chegou ao Euro 2020, como joga e quem são os jogadores mais importantes

Tiago Teixeira

Giorgio Perottino - UEFA

Partilhar

ITÁLIA

Melhor marcador no apuramento: Andrea Belotti (5)
Melhor desempenho em Europeus: vencedores (1968)
Euro 2016: quartos-de-final, perdeu frente à Alemanha no desempate por penáltis
Jogos no Euro 2020 (grupo A): Turquia (12 de junho); Suíça (16 de junho); País de Gales (20 de junho)

Depois da tremenda desilusão que sofreram em 2018, quando falharam a qualificação para o Mundial (algo que não acontecia desde 1958), Roberto Mancini assumiu o comando técnico da seleção italiana, e tem às suas ordens um leque de vários jogadores com muita qualidade em todos os setores.

Organizados preferencialmente no sistema de jogo 4-3-3 (o plano “B” é a utilização de três centrais), a Itália de Mancini é uma seleção que gosta e tem capacidade para ter a bola e controlar o ritmo do jogo – médios com muita qualidade técnica, critério e capacidade de resistir à pressão, onde se destacam nomes como Jorginho, Verratti, Sensi, Barella e Locatelli (há ainda Berardi que poderá aparecer mais sobre o corredor direito).

Também têm armas para ser perigosos em transições rápidas, dada a velocidade e desequilíbrio individual de jogadores como Chiesa, Insigne, Bernardeschi, e a capacidade de ataque à profundidade de Immobile e Belotti.

O patrão da linha defensiva é Bonucci, que além da importância que tem no momento defensivo, também acrescenta qualidade na fase de construção, seja através de passes verticais ou de passes mais longos para o corredor oposto.

JOGADOR CHAVE

NurPhoto

Marco Verratti, 28 anos. O médio do PSG é sinónimo de qualidade técnica (fantástica a maneira como roda sobre os adversários e sai em condução), inteligência a gerir o ritmo do jogo e capacidade de associação. A qualidade com que a Itália chegará ao último terço passará muito pela ligação entre a construção e criação que Verratti for capaz de fazer.

JOGADOR A SEGUIR

Giorgio Perottino - UEFA

Federico Chiesa, 23 anos. O extremo da Juventus já é bem conhecido, mas não deixa de ser um jovem com potencial e margem de progressão. Oferece muita velocidade e capacidade no 1x1 ofensivo, bem como qualidade em zonas de finalização. Apesar de uma época menos conseguida da Juventus, Chiesa terminou com números muito bons: 15 golos e 11 assistências.

11 PROVÁVEL